Atividade estruturada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratório de Física III

2 - NlULTiNlETRO
2.1 - Objetivos
Aprender a manusear o multímetro na realização de medidas de tensões e correntes elétricas, contínuas e alternadas, bem como medir resistências elétricas.

2.2 - Introdução

o multímetro é um aparelho que incorpora diversos instrumentos de medida, como voltímetro, amperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetro, freqüencímetro,termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar. Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica, pois são os instrumentos mais usados na análise de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos. Também é muito útil no meio científico. Alguns multímetros especiais são utilizados principalmente em pesquisas, como é o caso do eletrômetro que mede correntesmuito baixas (da ordem de 10-14 amperes). A figura 2.1 mostra exemplos de um multímetro analógico e de um multímetro digital utilizados no laboratório didático de física. Ambos têm um botão giratório que é denominado "seletor de funções e escalas". É com este seletor que escolheremos a função a ser trabalhada, tais como voltímetro (para medir tensão elétrica), amperímetro (para medir correnteelétrica), ohmímetro (para medir resistência elétrica), capacímetro (medir capacitância), freqüencímetro (medir freqüência) entre outras funções disponíveis.

Fig. 2.1 - Multímetros analógico e digital.

Abaixo do botão seletor estão os bornes, que são orifícios para a introdução de duas pontas de prova (cabos elétricos para a conexão do multímetro ao circuito). O borne com a denominação "COM"(comum) é sempre utilizado. Os demais bornes são utilizados de acordo com a função desejada. Para se analisar um circuito elétrico de uma forma mais prática padroniza-se utilizar fios vermelhos para polaridade positiva e fios pretos para polaridade negativa. As pontas de prova de um multímetro também têm essas cores, sendo o fio preto ligado ao borne "COM" e o vermelho na função desejada. Observe queos bornes do multímetro também apresentam essas cores. Geralmente, cada uma das funções do multímetro é representada pelas suas respectivas unidades no SI. Por exemplo, a função ohmímetro é representada por n, pois a
- Multímetro 8

Laboratório de Física III

unidade de resistência elétrica é o ohm, cujo símbolo é a letra do alfabeto grego ômega maiúscula. Nesta aula, e em aulas futuras,utilizaremos o multímetro digital para a realização de algumas medidas elétricas. Para tanto, começaremos a estudar suas três principais funções que são o ohmímetro, voltímetro e o amperímetro.

2.3 - Ohmímetro

o ohmímetro é um instrumento utilizado para fins de medida de resistência elétrica.
Lembre-se que resistência elétrica é a propriedade que tem toda substância (exceto ossupercondutores) de se opor à passagem de corrente elétrica, e que é definida, em um corpo determinado, pelo quociente da tensão contínua aplicada às suas extremidades pela corrente elétrica que o atravessa. Para realizarmos medidas de resistência elétrica de um componente eletrônico (um resistor, por exemplo) devemos sempre nos certificar de que o componente ou o circuito elétrico que ele esteja inseridoencontra-se não energizado, pois, do contrário, poderá o aparelho ser danificado. O ohmímetro deverá ser ligado, através das pontas de prova, ao elemento que se queira verificar sua resistência de modo que fiquem em paralelo. A figura 2.2 mostra, em destaque, a função ohmímetro com suas escalas e os dois bomes a serem utilizados com as pontas de prova. O número 200 que aparece ao lado esquerdo da escalaindica que poderemos fazer uma medida de resistência elétrica desde que o valor não ultrapasse 200 O. Ainda na figura 2.2, a chave seletora aponta para o valor 20k. Isso significa que poderemos efetuar uma medida de até 20 kn (vinte quilohms ou vinte mil ohms). O mesmo raciocínio se aplica às demais escalas, sendo que 2M e 20M significam, respectivamente, dois megaohms e vinte megaohms (2 MO e...
tracking img