Agregados miudos e graudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO I

LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

CARACTERIZAÇÃO DOS AGREGADOS MIÚDO E GRAÚDO SEGUNDO A NBR-7211

Tópicos em estudo:
* Análise granulométrica;
* Índice deforma;
* Módulo de finura;
* Determinação da massa específica;
* Descrever o ensaio de abrasão los Angeles e qual o seu significado;

Lorranna Nunes Alves – B05GGC- 0
Paloma Oliveira Pereira– A83BIF- 0
Professor: Marcos Aires Albuquerque Santos

20 de Março de 2013

1. INTRODUÇÃO
Granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixaespecificada .O primeiro ensaio foi feito com a brita, que é um Agregado Graúdo, sendo de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível aconstrução da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridadeetc. A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário.
2. PROCEDIMENTO DOS ENSAIOS
O primeiro ensaio foirealizado com a brita que é um Agregado Graúdo, sendo utilizados 1000,9g. Usando as peneiras de serie normal de 19,0mm, 9,5mm, 4,75mm, 2,36mm, 1,18mm, 0,6mm, 0,3mm e 0,15mm. Peneirar manualmente toda aamostra, com ajuda de um técnico de laboratório. O material retido devera ser pesado e a partir daí ser feita a anotação do material restante na peneira.
O segundo ensaio foi realizado com areia,que éclassificado como Agregado miúdo, sendo utilizados 300,2g para o procedimento. Utilizando as peneiras de serie normal 4,8mm, 2,4mm, 1,2mm, 0,6mm, 0,3mm e 0,15mm. Fazendo semelhante,com o mesmo método depeneiramento da primeira amostra.
Para encerrar o peneiramento foi necessário que todo o restante da massa do material passante fique retido em uma das peneiras, ou no fundo desirmanado.
Depois...
tracking img