Atividade ead - didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 1- Abordagens do processo de ensino-aprendizagem

A preocupação com a formação do professor universitário é recente. Durante muito tempo acreditou-se que a qualificação para exercer afunção de professor se firmava em apenas dois pilares: o conhecimento e a comunicação. Aquele cuja capacidade de se comunicar se evidenciava e dotado de conhecimento em determinada área estava habilitadoa lecionar, considerando então a vocação do indivíduo ao magistério.

A valorização do pesquisador como docente qualificado ainda é encontrada em algumas universidades no dia de hoje e algumasespecializações habilitam o estudante a ministrar aulas em nível superior(1), mesmo que na proposta curricular do curso não esteja incluída a didática de ensino e que o professor não domine a áreaeducacional e pedagógica(2).

Ao entendermos o processo de ensino-aprendizagem como uma atividade que exige método e não apenas conhecimento, tratamos de colocar o professor não mais à frente dos alunos, esim ao lado, caminhando com ele. Mais do que apenas expor dados, fórmulas e figuras, o professor passa a centrar o foco no aluno e não mais no seu conhecimento. Há relatos de alunos desinteressados ecom baixa participação em salas de aulas quando em aulas expositivas apenas(3).

1. Abordagem tradicional

Tipo de tratamento do processo de ensino-aprendizagem que se firma na transmissãodo conhecimento se dá de modo empírico ou seja, guiado pela experiência não pelo estudo.

O ensino é apenas uma transmissão de conteúdo e o aluno é considerado adulto e indivíduo pronto. Devereceber o conteúdo passado pelo seu professores, a despeito de seu interesse e vontade própria.

2. Abordagem comportamentalista

O professor planeja e desenvolve um sistema de ensino-aprendizagemobjetivando uma maior efetividade do conteúdo transmitido e uma maximização do desempenho do aluno.

Sendo o homem um produto do meio em que vive, a abordagem behaviorista considera diversos...
tracking img