Atividade da sacarose e do amido nas plantas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade da sacarose e do amido nas plantas

As plantas sintetizam polissacarídeos(C6 H10 O5).
O amido é uma forma de reserva de carboidratos de muitas sementes e frutos. Fica nocloroplasto das folhas e é constituído de dois polissacarídeos: amilose (98% do amido vegetal ) e amilopectina, é portanto formado pela condensação de moléculas de x-glicose, que sãoliberadas na hidrólise do amido.
A sacarose é um dissacarídeo (C12 H22 O11), encontrado principalmente na cana de açúcar e na beterraba pela junção de uma molécula de glicose e uma defrutose (glicose+frutose=Liberação de H²O). Ela não é sintetizada nas plantas pela reversão da invertase, é sintetizada pela sacarose sintetase, porém quando hidrolisado libera frutose eglicose.

Discussão
O amido por não apresentar efeito osmótico nos vegetais, funciona como uma forma perfeita de reserva de açucares, pois ao ser transportado, não sofre nenhumareação metabólica, evitando assim um gasto desnecessário para a planta, a reserva de açucares nas células vegetais em forma de amido, poderia, então ser caracterizado como caráter altamentevantajoso, no ponto de vista evolutivo dos vegetais.
A sacarose, diferentemente do amido, possui um potencial osmótico, que apesar de considerado baixo, exerce uma influência na qual aH²O das células vegetais passa através da membrana, e por diferença de concentração, sai da célula para o meio com sacarose, caracterizando, dessa forma, uma reserva de açúcares não tãoboa, pois devido a esse caráter de ter efeito osmótico em células vegetais, permite a ocorrência de várias, muito desgastantes energeticamente para a célula.

Conclusão
Portanto, quea sacarose tem poder de interferir no metabolismo celular vegetal, "puxando" H²O, ao contrário do amido que por ser inativo osmoticamente, não interfere no metabolismo vegetal.
tracking img