Atividade da catalase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências
Departamento de Biologia
Curso: Ciências Biológicas
Período letivo: 2011.2
Disciplina: Biologia da Célula
Cód. CH0860
Profª: Maria Izabel Gallão
Equipe: Leonardo Rogério Vieira, Rômulo Mesquita Franco, José de Brito Vieira neto, Ana Caroline Nogueira e Oscar.

Relatório sobre a aula prática: atividade da catalase.
Report on theclassroom practice: catalase activity

Resumo: O objetivo de nosso estudo é mostrar a atividade da catalase em células de eucariontes, e para isso foram feitos testes com o fígado (cortado, inteiro e macerado), carne (inteira, cortada, macerada e assada), folha (cortada e inteira) e batata (cortada e inteira). Os materiais foram colocados, cada um, separadamente, em tubos de ensaios que continham 2 mlde peróxido de hidrogênio (H₂O₂ − água oxigenada). Assim, quando os materiais entraram em contato com o peróxido de hidrogênio, pôde-se notar a ação da enzima catalase. Através de uma tabela comparativa, onde simbolicamente representamos (++++) para uma reação muito intensa, (+++) para uma boa reação, (++) para uma reação moderada, (+) para pouca reação e (-) para nenhuma reação, observou-se comoa catalase reagiu em cada material utilizado. Após a análise da velocidade das reações e da produção de oxigênio em cada uma delas, conclui-se que a água oxigenada reagiu melhor com o fígado.
Palavras-chave: atividade da catalase, água oxigenada, eucarióticas.

Abstract: The aim of our study to show the catalase activity in eukaryotic cells, and this test was done to the liver (sliced, wholeand macerated), meat (sliced, grilled, whole and macerated), leaf (cut and whole) and potatoes (cut and whole). The materials were placed, each one separately in test tubes containing 2 ml of hydrogen peroxide (H₂O₂). Thus, when the materials come in contact with hydrogen peroxide, it was noted the action of the enzyme catalase. Through a comparative table, which symbolically represent (++++)reaction to a very intense, (+++) for a good reaction, (++) for a mild reaction, (+) for low reaction and (-) to no reaction was observed as catalase reacted on each material used. After analyzing the rates of reactions and the production of oxygen in each, it is concluded that hydrogen peroxide reacted better with the liver.
Key words: activity of catalase, hydrogen peroxide, eukaryotes.

1.Introdução
As enzimas são moléculas de proteínas globulares dotadas da propriedade de modificar a velocidade das reações bioquímicas, tanto da síntese quanto da degradação. Tais reações seriam extremamente lentas e requereriam grandes quantidades de energia de ativação na ausência das enzimas.
As moléculas de enzima apresentam um ou mais centros ativos, aos quais se ajustam os substratos, para queocorram as reações. Substrato é o composto que sofre a ação de uma enzima. Os centros ativos resultam do dobramento muito preciso da cadeia de proteína em uma estrutura globular altamente especifica, envolvendo muitas vezes aminoácidos de diferentes partes da cadeia polipeptídica.
Fatores físicos e químicos, como pH e temperatura, interferem na velocidade das reações enzimáticas. Com umatemperatura muito elevada as proteínas podem se degenerarem, tornando-as inativas. E o pH pode alterar ou mesmo inibir a velocidade de uma reação enzimática.
Tratando especificamente da enzima catalase, elas se encontram nos peroxissomos de animais e plantas, além de glioxissomos (só nas plantas) e em citoplasmas de procariontes. A ação dessa enzima é extremamente rápida. Uma molécula de catalase écapaz de degradar até 42.000 moléculas de H₂O₂/segundo, dependendo da concentração. Ela é sintetizada pelos polirribossomos livres no citosol e importada para os peroxissomos, onde são estocadas.

Este experimento teve como objetivo observar a atividade da catalase (peroxidase) em células de eucariontes, utilizando pedaços de diferentes tecidos de células animais e vegetais.

2. Materiais...
tracking img