Atividade avaliativa de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Avaliativa de Economia
1. A ciência econômica busca conhecer os problemas econômicos existentes, refletir sobre suas origens, causas e consequências, e solucioná-los de forma amelhorar a qualidade de vida da sociedade.
2. A escassez de recursos ocorre por termos fatores de produção limitados, e necessidades humanas ilimitadas. Em função dessa escassez, a sociedade temde escolher entre alternativas de produção que se destaquem no mercado. Daí vem os problemas econômicos fundamentais.
3. Bens de capital – São utilizados na fabricação de outros bens, mas não sedesgastam totalmente no processo produtivo. Ex.: máquinas, equipamentos e instalações.
Bens de Consumo – destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Podem ser classificados comoduráveis (geladeiras, fogões) e não duráveis (alimentos, produtos de limpeza).
Bens Intermediários – São transformados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo(insumos, matérias-primas).
Fatores de Produção – São constituídos pelos recursos humanos, terra, capital e tecnologia.
4. Os elementos básicos de um sistema econômico são: fatores de produção(capital, terra, tecnologia), o complexo de unidades de produção (empresas), e o conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais. Os sistemas econômicos podem ser classificados em:sistema capitalista (é regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção), e sistema socialista, ou economia planificada (as questõeseconômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade publica dos fatores de produção).
5. A Curva de possibilidades de produção expressa a capacidademáxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos que se dispõe em dado momento de tempo. Quanto mais alimentos são feito no país (exemplo), menos roupas, devido ao limite de...
tracking img