Atendimento ao cliente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
    Atribuições Mais Frequentes dos Consultores de Vendas
 
       São muitas as atribuições dos consultores de vendas. Apresentaremos abaixo as mais freqüentes, ressaltando que nem sempre todas elas estão presentes nos processos. Dependendo do produto e do serviço que a empresa oferece, algumas dessas atribuições podem ter um grau de importância maior, menor ou simplesmente ser excluído doprocesso.
 
       Criar novos clientes - Para aumentar as vendas e substituir os clientes que vão sendo perdidos no decorrer do tempo, muitas empresas necessitam prospectar continuamente novos clientes.
 
       Vender mais para os clientes atuais – O incremento das vendas no futuro depende não só da manutenção dos volumes vendidos aos clientes atuais, mas também da sua ampliação.
 
      Construir relacionamento de longo prazo – Conquistar um relacionamento comercial positivo e profissional com pessoas dos mais diversos níveis hierárquicos das organizações, dentro de um clima de confiança e colaboração.
 
       Atuar como solucionador dos problemas do cliente – Identificar os problemas potenciais ou existentes e demonstrar de que forma o uso de seus produtos ou serviços podemeliminar ou minimizar esses problemas.
 
       Prestar serviços aos clientes - Ampla gama de serviços deve ser oferecido e prestado aos clientes, incluindo atendimento de reclamações, devolução de mercadoria, fornecimento de amostras, sugestão melhorias, treinamentos e muitos outros.
 
       Ajudar a clientela a revender os produtos para os clientes dela - Parte importante do trabalho de muitosprofissionais de vendas é ajudar os atacadistas, revendedores e distribuidores a revender os produtos. Essa ajuda inclui desde auxílio em todos os aspectos que compõe a Gestão do Negócio, como: Marketing, Planejamento Estratégico, Finanças, Logística e Vendas, até a contribuição na formação dos profissionais das mais diversas áreas.

 
       Capacitar os clientes a usarem os produtos – Após avenda, é comum a necessidade de iniciar um novo trabalho de demonstração, orientação, treinamento e monitoramento com os profissionais que atuam na empresa do cliente.
 
       Fornecer informações de mercado – Obter e transmitir para sua empresa informações sobre a concorrência, as reações dos clientes aos produtos ou os serviços e as novas oportunidades.







ATENDIMENTO DE QUALIDADEAO CLIENTE

A parti de 1990, o mercado brasileiro abriu as portas para os produtos importados, entrando na briga pela sobrevivência em uma economia globalizada que busca por lucros, aumento da produtividade, redução de custos, padronização da qualidade dos produtos e serviços e preços mais baixos para o consumidor final. Porém, o mercados atual não mais se limita a essas exigências, ou seja, épreciso buscar uma alternativa sustentável de longo prazo, através de alguma vantagem relacionada ao concorrente. Portanto, deve-se encontrar formas que o cliente perceba algo diferencial no seu serviço ou produto, fazendo com que este não busque o concorrente.

Nos dias atuais não basta apenas agradar o cliente, ser educado ou tratá-lo bem, é preciso prever suas necessidades, ou seja,surpreender suas expectativas. É necessário estabelecer um canal de comunicação direto entre o cliente e a empresa, através do qual o primeiro é regularmente ouvido, com muita atenção, e suas críticas e sugestões transformadas em especificações de melhores produtos e serviços. Sendo assim, a necessidade do cliente refere-se aos interesses da empresa, pois o cliente satisfeito proporciona aumento do volumede negócios em função de uma fidelidade temporária.

A melhoria dos serviços prestados pela empresa dever ter um comprometimento de todos dentro da empresa. Portanto, passa a ser um objetivo específico para se alcançar uma posição de destaque para os clientes, pois não basta à empresa buscar melhorias se os profissionais que nela atuam não estão comprometidos. Sendo assim, Maximiano (2004, p....
tracking img