Associativismo x cooperativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


De acordo com Perazzo e Bassi (2006) a história conta que desde a antiguidade, a sociedade busca diferentes tipos de se organizar frente às mudanças que caracterizam a evolução dos tempos. E, freqüentemente, organizam-se por meio da associação de pessoas.
Existem inúmeras formas de associação, o que comprova a importância de se entender o associativismo, suastransformações e suas potencialidades nos atuais contextos da vida comunitária e local. (PERAZZO E BASSI, 2006)


5.1 ASSOCIATIVISMO


Segundo Pinto (2006, p. 15) “a proliferação de formas de trabalho cooperativo ou associado, em meio à crise do emprego assalariado estável, resgata com força a questão do associativismo”.
De acordo com o mesmo autor (2006), as diferentes maneiras de comprometimentovoluntário que reflete sobre as relações econômicas apontam, antes de qualquer coisa, para o resgate da economia ao social, mais precisamente à política, ou, ainda, à disputa por valores e recursos na sociedade.
Pinto (2006) citado por Lehn et al (2008) a resposta sobre as diferentes qualidades associativas está no elogio ao espaço de cooperação e participação dos trabalhadores no processo e nagestão do trabalho, gerando benefícios materiais e imateriais compartilhados. Com efeito, a ação coletiva sobrevive sobre as relações econômicas e resgata com força o elemento associativo na formação de solidariedades sociais.
“De outra parte, cresce a necessidade de capacitar os trabalhadores associados na gestão do negócio de cooperativa. Além do desenvolvimento de técnicas de gestão, bem comode produção que estejam de acordo com os fins distributivos e democráticos do empreendimento associado”. (PINTO, 2006, p. 78)
Segundo o mesmo autor (2006, p. 93), “supõe uma renovação do elogio à associação que esteve presente no século XIX, seja pela vertente liberal ou socialista que a associação como vetor de uma sociabilidade democrática, que se traduz em uma sociedade que produz de modoautônomo a si mesma por meio de uma sociologia realizada ou encarnada”.
O associativismo é a doutrina adotada pelas associações e que expressa a crença de que juntos pode-se encontrar soluções melhores para os conflitos que a vida em sociedade apresenta. Esses princípios são reconhecidos no mundo todo e expressam as várias formas que as associações podem assumir: OSCIP (Organização da Sociedade Civilde Interesse Público), cooperativas, sindicatos, fundações, organizações sociais e clubes. O que irá diferenciar a forma jurídica de cada tipo de associação são basicamente os objetivos que se pretende alcançar. (SEBRAE, 2009)
De acordo com o Sebrae (2009) os princípios do associativismo reconhecidos em praticamente todo o mundo são:


• Adesão voluntária e livre: as associações sãoorganizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades de sócio, sem discriminação social, racial, política, religiosa e de gênero.
• Gestão democrática pelos sócios: as associações são organizações democráticas, controladas por seus sócios, que participam ativamente no estabelecimento de suas políticas e na tomada de decisões. Homens emulheres, eleitos como representantes, são responsáveis para com os sócios.
• Participação econômica dos sócios: os sócios contribuem de forma equitativa e controlam democraticamente as suas associações. Os sócios destinam eventual superávit para os seus objetivos por meio de deliberação em assembléia geral.
• Autonomia e independência: as associações são organizações autônomas de ajuda mútua,controlada por seus membros. Entrando em acordo operacional com outras entidades, inclusive governamentais, ou recebendo capital de origem externa, devem fazê-lo de forma a preservar seu controle democrático pelos sócios e manter sua autonomia.
• Educação, formação e informação: as associações devem proporcionar educação e formação aos sócios, dirigentes eleitos e administradores, de modo a...
tracking img