Segundo reinada e abolição da escravatura.

2095 palavras 9 páginas
Trabalho de História

Tema: Segundo Reinado e Abolição da Escravatura.
Introdução:
São de fundamental interesse os temas que vamos ver neste trabalho, não só por termos obrigação de suprir conhecimentos, e sim pelo fato de que é de grande importância sabermos um pouco mais sobre o país, sobre a história dele, do nosso Brasil. O período de formação, cria certa curiosidade de aprender, de buscar novas fontes, de se aprofundar na história, sendo em livros, sites, entre outras fontes de pesquisa. Pra quem gosta realmente desse enredo, ou da matéria de história em si, não falta de certa forma vontade de adquirir tais conhecimentos. Não que seja uma obrigação conhecemos a historia do nosso país, como foi dito antes é apenas de uma grandíssima importância saber. Imagina do que seria de uma pessoa em uma roda de estrangeiros, que não sabe debater sobre os fatos, fala da história da pátria? Séria realmente horrível, de uma extrema lamentação. Como um desconhecido nesses sites de frases citou “Saber nunca é demais, pelo o contrario, é divino”.

Desenvolvimento:

Segundo Reinado:

A 23 de julho de 1840, por meio de uma medida constitucional, dom Pedro de Alcântara, com 14 anos e setes meses de idade, teve sua maioridade antecipada. Foi coroado como dom Pedro 2º e assumiu o trono e o governo imperial.
Iniciava-se o Segundo Reinado, que durou até1889. A antecipação da maioridade do herdeiro do trono real passou para a história como o "golpe da maioridade". A medida foi uma iniciativa dos políticos pertencentes ao Partido Liberal como uma alternativa ao governo regencial (1831-1840), que era apontado na época como a principal causa das frequentes rebeliões, agitações sociais do país.

No Segundo Reinado o país foi pacificado. Cessaram as rebeliões provinciais que marcaram o panorama político dos governos regenciais e ameaçaram a ordem social e a consolidação do Estado brasileiro. Duas rebeliões que eclodiram ainda no período regencial chegaram ao fim no segundo

Relacionados

  • Republica no Mundo
    7399 palavras | 30 páginas