assedio moral do trabalho

Páginas: 14 (3372 palavras) Publicado: 20 de janeiro de 2014
ASSÉDIO MORAL: UMA GUERRA INVISÍVEL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO GOVERNO
Sérgio Bruno Gomes das Neves1
Nelci Dias da Silva2
RESUMO
Este artigo aborda de forma sucinta e clara o tema assédio moral. O assédio moral é um fenômeno complexo e uma realidade no mundo de trabalho. Para que uma ação seja definida como assédiomoral, é primordial que se entendam a intensão do assediador, a duração e frequência com que os episódios ocorrem, e a necessidade de investigação. É um tipo de violência que envolve princípios éticos individuais e coletivos e que pode afetar a qualidade de vida dos trabalhadores, conduzindo ao mesmo há ocorrência de doenças físicas, psíquico-emocionais e sofrimento na atividade laboral. Sabe-se quea constituição brasileira não define como crime este tipo de situação. O tipo de pesquisa utilizado é o de revisão bibliográfica, tendo como coleta de dados fontes secundárias como livros, monografias, relatórios de pesquisa e artigos científicos, permitindo assim uma reflexão sobre o tema Assédio Moral nas Instituições Públicas. O principal objetivo deste estudo, será ampliar a visão dasociedade, assim identificando como atuar e se posicionar quando ocorrer este tipo de assédio nas repartições públicas, elencando meios para se coibir tal prática .

Palavras-chave: Assédio moral, repartições públicas, legislação brasileira.

SUMMARY
This article discusses succinctly and clearly the topic bullying. Bullying is a complex phenomenon and a reality in the world of work. For an action tobe defined as bullying, it is paramount to understand the intent of the harasser, the duration and frequency of the episodes occur, and the need for research. It is a type of violence that involves individual and collective ethical principles and that can affect the quality of life of workers, leading to the same is occurring physical illnesses, mental-emotional and suffering in labor activity. Itis known that the Brazilian constitution does not define crime as this type of situation. The type of research used is the literature review, with the collection of data from secondary sources such as books, monographs, research reports and scientific papers, thus allowing a reflection on the theme of Moral Harassment in Public Institutions. The main objective of this study will expand the visionof society as well as identifying and acting to position occurs when this type of harassment in government offices, listing ways to curb this practice.

Keywords: Bullying, government offices, Brazilian legislation.
INTRODUÇÃO

O assédio moral no trabalho é uma prática desumana que degrada as relações interpessoais e organizacionais. Situações de humilhação, constrangimentos, violências,deterioração proposital das condições de trabalho, atentados contra a dignidade são característica da ocorrência do assedio moral. Os seus efeitos nocivos podem comprometer a saúde e a vida dos trabalhadores, bem como o desempenho organizacional.
Só na última década o assédio moral foi definido e comprovado por estudos científicos que identificaram seu alto poder de destruição. Suas consequênciasvão muito além do choro escondido no banheiro. Assediados sofrem problemas reais de saúde física e psicológica. Há relatos de depressão, problemas gastrointestinais crônicos, enxaquecas, hipertensão… Casos de suicídio. Não é implicância: o assédio moral é uma questão de saúde pública.
O mote assédio moral, ainda é um fenômeno em construção no meio doutrinário, pois, ainda não é conduta tipificadacomo crime na esfera penal. Ao contrário do que ocorre com o assédio sexual, porém, as infrações, serão consideradas no âmbito administrativo.
O tipo de pesquisa utilizado é o de revisão bibliográfica, tendo como coleta de dados fontes secundárias como livros, monografias, relatórios de pesquisa e artigos científicos, permitindo assim uma reflexão sobre o Assédio Moral nas Instituições Públicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assédio moral no ambiente de trabalho
  • Assédio Moral no Trabalho
  • Assédio Moral no trabalho
  • Assedio moral no trabalho
  • Assédio moral no ambiente de trabalho
  • TRABALHO SOBRE ASSÉDIO MORAL
  • Assedio moral no ambiente do trabalho
  • Assédio moral no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!