Aspergillus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Vários autores relatam a importância da qualidade sanitária das sementes, no que se refere à presença de microrganismos patogênicos, constantemente associadas às mesmas (MACHADO, 1988; MENTEM, 1995). Do ponto de vista fitossanitário, sabe-se que os fungos e bactérias são habitantes do solo e que também causam doenças de pós-colheita em hortaliças e frutas. Dentre estesmicrorganismos os de maior importância econômica são: Fusarium spp., Rhizoctonia solani, Sclerotinia sclerotiorum, Sclerotium rolfsii, Pythium spp., Phytophthora spp., Botrytis cinerea, Penicillium spp., Aspergillus spp., Geotrichum candidum (EMBRAPA, 2012).
A cebola (Allium cepa) é uma das plantas cultivadas de mais ampla difusão no mundo, sendo consumida por quase todos os povos do planeta, independente daorigem étnica e cultural, constituindo-se em importante elemento de ocupação da mão de obra familiar (BOITEUX & MELO, 2004). A cebola é a principal hortaliça cultivada no estado de Santa Catarina, destacando-se como o maior produtor nacional. Esta cultura é responsável pelo emprego direto de mais de 110 mil pessoas, ou aproximadamente 20 mil famílias (IBGE, 2003; BOING, 2002).
Em safras onde háuma alta produtividade, o armazenamento em galpões, torna-se um grande problema, devido à presença do mofo preto causado por Aspergillus niger Tiegh. O principal sintoma é a presença de partes escuras, que são o micélio e os esporos do fungo, nas partes externas dos bulbos, ou em seu interior, entre as escamas (KIMATI, et al 1997).
Trabalhos de levantamentos têm indicado que entre as causasmais prováveis do aumento do Aspergillus niger Tiegh estão relacionados o maior tempo que a cebola fica no campo após a colheita, ferimentos decorrentes do seu manuseio, o armazenamento inadequado, que favorecem a infecção e o desenvolvimento de dessa doença. (SILVA; UENO, 2009).
As câmaras frigoríficas também podem ser uma fonte potencial de contaminação por fungos de dispersão aérea, que sedesenvolvem em restos de produtos contaminados, nas paredes, assoalho e teto e também nos páletes de madeira. Um estudo realizado em seis câmaras frigoríficas utilizadas para o armazenamento de produtos hortícolas na CEASA de Recife-PE, constatou-se a presença de Penicillium spp., Aspergillus spp. e Rhizopus spp., fungos estes causadores de doenças de pós-colheita em várias frutas (MICHEREFF FILHO etal., 2004).
O objetivo desse trabalho é a caracterização do fungo aspergillus niger (causador da doença mofo preto) na cultura da cebola, isolado a partir do próprio fruto e fixado em lâmina produzida no laboratório para determinação de possíveis medidas de controle.


MATERIAL E MÉTODOS


O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Micologia e Patologia de Sementes - LAMPS do Departamentode Fitossanidade da Universidade Federal do Ceará.
Para proceder o controle de uma doença primeiro é necessário conhecer o patógeno causador, para isso é fundamental isolar o patógeno para identificá-lo a partir da literatura.
As doenças causam sinais nas culturas em diversas partes vegetais tais como frutos, raízes, folhas e galhos, esses sinais demonstram que a cultura não está saudável epode comprometer a produção. Para isolar o patógeno da cebola não foi necessário colocá-la em câmera úmida, pois o mesmo esporula no fruto durante o armazenamento, por se tratar de um fungo de pós-colheita, dessa maneira ao abrir as cascas da cebola o mesmo foi coletado utilizando uma lupa, o material coletado entre as cascas da cebola foi depositado em uma lamina com uma gota de azul de metileno ecoberta por uma lamínula, o excesso de azul de metileno foi retirado com papel filtro.
A lâmina foi conduzida para um microscópico óptico onde foram visualizadas e identificadas as estruturas do patógeno com o auxilio de uma ficha de classificação utilizada para identificar as estruturas do fungo como as hifas, corpos de frutificação, tipos de esporos, o gênero e a família entre outras...
tracking img