PRODUÇÃO DE ENZIMAS XILANOLÍTICAS DE FUNGO Aspergillus sp. ISOLADOS DE SOLO AMAZÔNICO.

1667 palavras 7 páginas
1. Introdução e Justificativa

Enzimas são macromoléculas predominantemente protéicas, facilitam e aceleram reações químicas reguladoras de processos vitais, por esta razão, são imprescindíveis aos seres vivos.
Há muito tempo, o homem utiliza enzimas para catalisar uma série de reações. A produção de vinho, pão e queijo antedata os tempos bíblicos, embora não se conhecesse os mecanismos das reações envolvidas (HARGER et al, 1982).
Com o conhecimento da natureza das enzimas foi possível obter extratos a partir de certos tecidos animais ou vegetais ou ainda produzi-los através de microorganismos como bactérias, leveduras e fungos (LEADLAY,1993), segundo GODFREY & WEST (1996) e FELIX et al (2004), após a descoberta de enzimas de origem microbianas, foram desenvolvidas técnicas para a produção em escala industrial, hoje 90% das enzimas aplicadas industrialmente é de origem microbiana. O mercado mundial de enzimas industriais, conforme PANDEY et al (2005), foi estimado ao redor de 1,7 a 2,0 bilhões de dólares, isso se deve ao fato de que as enzimas microbianas apresentam atividade catalítica em geral muito maior do que os catalisadores sintéticos ou orgânicos (Lehninger, 2007), possuem alta especificidade por seus substratos, podem atuar sobre condições suaves de temperatura, pH e pressão, resultando em significante conservação de recursos naturais, equipamentos e energia sem gerar produtos indesejáveis beneficiando a indústria e o meio ambiente, pois não poluem os lençóis freáticos nem são carcinogênicas (SAID & PIETRO, 2004).
Os microrganismos representam excelente fonte de enzimas devido à diversidade bioquímica, crescimento rápido, com requerimento limitado de espaço independentemente das variações sazonais ou localizações geográficas, utilizam substratos baratos, como resíduos agrícolas e agroindustriais, possibilitam a otimização das suas condições de cultivo, diminuindo custos e aumentando o rendimento além de apresentarem fácil manipulação genética de

Relacionados