Aspectos e impactos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

 
Nas últimas duas décadas, temos presenciado um significativo crescimento dos movimentos ambientalistas e do interesse pela preservação ambiental. A população mundial tem mostrado que está cada vez mais consciente de que o modelo atual de desenvolvimento econômico, tanto em países desenvolvidos, como naquele em vias de desenvolvimento, está intimamente associado à degradação domeio ambiente, com impactos diretos na qualidade de vida e na própria sobrevivência da espécie humana.
Graças ao aumento do interesse pelas questões ambientais e aos recentes avanços tecnológicos e científicos, conhece-se mais sobre os problemas ambientais do que se conhecia no passado. Isso, porém, não tem sido suficiente para deter o processo de degradação ambiental em curso.
O modelo dedesenvolvimento atual, desigual, excludente e esgotante dos recursos naturais, tem levado à produção de níveis alarmantes de poluição do solo, ar e água, destruição da biodiversidade animal e vegetal e ao rápido esgotamento das reservas minerais e demais recursos não renováveis em praticamente todas as regiões do globo. Esses processos de degradação têm sua origem em um modelo complexo e predatóriode exploração e uso dos recursos disponíveis, onde conceitos como preservação, desenvolvimento sustentável, igualdade de acesso aos recursos naturais e manutenção da diversidade das espécies vegetais e animais estão longe de serem realmente assumidos como princípios básicos norteadores das atividades humanas.

MEIO AMBIENTE

As respostas mais comuns seriam que o meio ambiente é tudo que noscerca ou meio ambiente são as plantas e os pássaros. Não deixa de estar certo. Só que essas são respostas muito simplórias e simplificadas. Esta ideia de meio ambiente como sinônimo de natureza é apenas um dos aspectos do meio ambiente, hoje definido como meio ambiente natural.
A literatura técnica e a própria legislação através de suas leis e resoluções de órgãos como o CONAMA (ConselhoNacional de Meio Ambiente) tem definições mais amplas para esse conceito.
O meio ambiente é intangível, não dá pra gente tocar e pegar. Tocar numa pedra, na água ou no solo é tocar num elemento ambiental do meio físico. Tocar uma planta, um animal é tocar num elemento do meio biológico. Tocar numa plantação, num produto industrializado ou num elemento do meio biológico. Tocar numa plantação, numproduto industrializado ou num depósito de resíduos sólidos (lixo) é tocar num elemento do meio antrópico ou sócio econômico.
Os principais constituintes do meio físico são as rochas, solos, águas superficiais e subterrâneas, geomorfologia e climas. No meio biológico, os constituintes são a flora e a fauna. E no meio antrópico ou sócio econômico são tosas as atividades do homem, nos setores primário,secundário, terciário e até quaternário, conforme os autores mais modernos.
Quando alguém preserva um bioma, protegendo, evitando incêndios, impedindo a caça e a pesca predatória, está construindo um tipo de relação com o bioma. Quando alguém vai lá e incendeia um pedaço de cerrado está estabelecendo outra relação entre o homem e o bioma.
Biomas são constituídos por elementos físicos ebiológicos além do antrópico, que interagem entre si dentro de uma relação sistêmica hierarquizada por vários fatores. Portanto, meio ambiente não são apenas flores e as borboletas, mas são também as relações. Meio ambiente é um conceito muito antropocêntrico, pois são as consequências de todas as relações entre os meios que são produzidos pelo homem e que podem impactar a própria espécie humana.
Aausência de preservação ou de utilização racional dos recursos ambientais de nosso planeta pode trazer consequências catastróficas. E uma forma de evitar que ocorram acidentes ambientais e de se buscar a melhoria contínua do processo, minimizando os impactos sobre o meio ambiente é a avaliação das consequências ou interações das atividades de determinada empresa ou indústria sobre o meio...
tracking img