Aspectos cognitivos da aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO PÓS GRADUAÇÃO
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

ATIVIDADE AVALIATIVA ASPECTOS COGNITIVOS DA APRENDIZAGEM E A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
A Teoria Cognitiva foi desenvolvida pelo suíço Jean Piaget (1896 – 1980). O fato de ter se formado em Biologia, antes de cursar Psicologia, exerce grande influência em sua teoria, uma vez que sua explicação para o processo de evolução da inteligência ébaseada na comparação com o processo de desenvolvimento biológico humano.
Os princípios que foram base para o trabalho de Piaget são conhecidos como o conceito da adaptação biológica, portanto não foram idéias originais. Piaget tomou esse conceito pré – existente e o aplicou sabiamente ao desenvolvimento da inteligência dos indivíduos à medida que amadurecem, da infância até a vida adulta, baseadoem sua própria conclusão de que a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento “total” do organismo.
A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e comprova que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas. Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os estágios na mesma seqüência,porém o inicio e o termino de cada estágio sofre variações dadas às diferenças individuais de natureza biológica ou do meio ambiente em que o individuo esta inserido.
Importante salientar a definição de aprendizagem na concepção de Piaget. Ele separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento.
A aprendizagem faz referência a uma resposta particular, aprendida emfunção da experiência, obtida de forma ordenada (sistematizada) ou não. Já o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato. Responsável, portanto pela formação do conhecimento.
Para Piaget, a aprendizagem se dá através dos processos de assimilação, acomodação e os esquemas.
Para Piaget, o conhecimento é construído através da interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes.Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como da relação dele, sujeito, com o objeto.
Estágios de desenvolvimento
Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece certos estágios hierárquicos, que decorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. A ordem destes estágios seria invariável e inevitável a todos os indivíduos, emboraos intervalos de tempo de cada um deles não sejam fixos, podendo variar em função do indivíduo, do ambiente e da cultura. São eles:
1º Período – Sensório Motor (0 – 2 anos)
Correspondendo ao período que vai do nascimento até aos 2 anos, esta fase é caracterizada pela conquista, por parte da criança, do meio em que está inserida, através da percepção e dos movimentos. Durante esta fase existemvárias características específicas, observáveis na criança:
* A exploração manual e visual do ambiente;
* A experiência obtida com ações, a imitação;
* A inteligência prática (através de ações);
* Ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar;
* As ações ocorrem antes do pensamento;
* A centralização no próprio corpo;
* A noção de permanência do objeto.
Aonascer, o bebe tem padrões inatos de comportamento, como agarrar, sugar e atividades grosseiras do organismo, segundo Piaget. As modificações e o desenvolvimento do comportamento ocorrem como resultado da interação desses padrões inatos (semelhantes a reflexos) com o meio ambiente. O bebê então começa a construir esquemas para assimilar o ambiente.
Nesse estágio, seu conhecimento é privado e nãotocado pela experiência de outras pessoas (o mundo é ele).
2º Período – Pré-Operatório (2 – 7 anos)
Este período vai dos 2 aos 7 anos e corresponde à “Primeira Infância”. Durante esta fase, o desenvolvimento da criança tem como base um aspecto muito importante, o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança, a interação e a...
tracking img