Afetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Afetividade e dificuldades de aprendizagem: uma abordagem psicoeducacional
Desde o início do século XX, o problema com dificuldades de aprendizagem tem desafiado professores e pesquisadores na áreada educação, os quais estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, este ato não tem sido diferente com a Psicologia. Ao longo da história inúmeras explicações foram propostas para resolveresse problema sem alcançar resultados satisfatórias, ao contrário, o fracasso na aprendizagem escolar ainda tem um problema não solucionado, sendo que o maior prejudicado sãos as crianças e osadolescentes de nossas escolas.
Preocupados com esse grau de dificuldade na aprendizagem, temos teóricos como Vigotsky, que com sua teoria da afetividade e dificuldades de aprendizagem, e sua abordagempsicoeducacional, prova que a relação entre afeto, cognição e desempenho acadêmico, sua importância ainda não é reconhecida na prática educacional, Vigotsky aborda a relação desde aspectos amplos, parase discutir o fracasso da aprendizagem e as relações sociais, até aspectos mais específicos como a motivação, autoconceito, depressão e conflitos emocionais.
As autoras Betânia Alves Veiga Dell'Aglie Rosely Palermo Brenelli discutem a afetividade e a cognição pela perspectiva construtivista “a afetividade no jogo de regras”. A teoria Piaget do desenvolvimento da afetividade é lembrada emparalelo com o desenvolvimento cognitivo e a definições e implicações dos jogos no desenvolvimento da criança. Dentre esses jogos se destaca as regra e se apresentam um estudo de caso clínico no qual seobservam as implicações da afetividade em tarefas de teor cognitivo.
Com índices alarmantes acerca da dificuldade de aprendizagem, o esforço a ele direcionado tem negligenciado os aspectos pedagógicos daaprendizagem e focalizado aspectos normalmente alheios à instituição escolar. Com um olhar voltado sobre a relação professor-aluno, muito se discute as relações interpessoais na escola, sua...
tracking img