Afetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A AFETIVIDADE EM SALA DE AULA
A mediação do professor



Professora Orientadora Verônica Cedraz
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 9711)- Trabalho de Graduação
11/04/12


RESUMO

Este artigo proporciona uma apreciação da relação estabelecida entre a afetividade e o processo de ensino e aprendizagem, e sua relação que está inteiramenteligada ao desenvolvimento do aluno.

Palavras-chave: aprendizagem, afetividade, educação, emoções.


1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa refere-se ao Trabalho de Graduação, requisito obrigatório do Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI, tendo como tema a importância da afetividade em sala de aula.


A pesquisa tem os objetivos de verificar a importância da afetividadeem sala de aula e demonstrar que o uso da afetividade contribui para a aprendizagem dos alunos. Para atender as metas propostas, a pesquisa está organizada em oito seções para o melhor entendimento do assunto. Na primeira seção se apresenta a introdução, na segunda seção se mostra o conceito do que vem a ser afetividade, na terceira seção mostra um pouco da afetividade na sala de aula, na quartaseção mostra a influência da família na escola, na quinta seção apresenta um dos temas transversais importante na afetividade que é a ética, na sexta seção aborda material e métodos usados na pesquisa,na sétima seção abrange a análise e discussão respondendo os objetivos da pesquisa, na oitava seção aborda a conclusão da pesquisa. AGUARDAR... SÓ SE FAZ NO FINAL.




2 O QUE É AFETIVIDADE?Diversos estudos têm direcionado atenção para a dimensão afetiva do comportamento do ser humano. A partir de pesquisas que dão ênfase nas interações sociais, destacando-se o papel determinante do outro no desenvolvimento e na constituição do sujeito, tem se consolidado teorias que se baseiam numa visão mais preocupada com a visão integrada do ser humano.

Na educação, a crença de que aaprendizagem é socialmente construída, mediada por elementos culturais, produz uma nova prática pedagógica. A preocupação que se tinha com o "o que ensinar", começa a ser direcionada para o "como ensinar", isto é, a forma de, as maneiras, os modos de se ensinar, levando em consideração as relações da mediação.

Muitos teóricos defendem que o afeto é indispensável na atividade de ensinar,entendendo que as relações entre ensino e aprendizagem são movidas pelo desejo e pela paixão e que, portanto, é possível identificar e prever condições afetivas favoráveis que facilitam a aprendizagem.

Algumas pesquisas também vêm contribuindo para a discussão da relevância da dimensão afetiva na constituição do sujeito e na construção do conhecimento. Em linhas gerais, as pesquisas buscamidentificar a presença de aspectos afetivos na relação professor-aluno e as possíveis influências destes no processo de aprendizagem.
De acordo com Leite e Tassoni (2012) alertam que dentre os fenômenos psicológicos, os afetivos possuem dificuldade para o estudo




[...] tanto no que se refere à conceituação, como também quanto à metodologia de pesquisa e de análise. Naliteratura encontra-se, eventualmente, a utilização dos termos afeto, emoção e sentimento, aparentemente como sinônimos. Entretanto, na maioria das vezes, o termo emoção encontra-se relacionado ao componente biológico do comportamento humano, referindo-se a uma agitação, uma reação de ordem física. Já a afetividade é utilizada com uma significação mais ampla, referindo-se às vivências dos indivíduos eàs formas de expressão mais complexas e essencialmente humanas.




Segundo Engelmann (1978, p. 23) apud Leite e Tassoni (2012) "os primeiros vocábulos a serem usados em obras teóricas referentes aos fenômenos [...] são precursores da palavra portuguesa paixão". Segundo o autor, inicialmente o conceito de afetividade estava atrelado ao significado de sofrimento, dor, infelicidade,...
tracking img