Asdfasdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de

Enfermagem e Saúde

Pública

Nome: Miriele Joyce
Professora: Divanilda
Escola: Jose Rodrigues da Silva
Data: 09/03/13
Turma: E45 Técnica em Enfermagem

Ponte Nova
Hepatite

As hepatites virais são processos inflamatórios do fígado, caracterizados por lesões hepatocelulares.
Sob a denominaçaogenerica de hepatites por vírus, agrupam se varias infecções bemdefinidas similares do ponto de vista clinico mas diferentes quanto a etiologia e a epidemiologia.
Os quadro clínicos, os meios diagnósticos, o tratamento e a assistência de enfermagem são comuns a todos os tipos de hepatite.

Hepatite tipo A

Descrição: doença viral aguda, com manifestações clinicas variadas, desde formas subclínicas, oligossintomaticas ate formas fulminantes(menos de 1% doscasos). Na maioria das vezes as infecções são anicitericas, os sintomas se assemelham a uma síndrome gripal. O quadro clinico é mais intenso na medida em que aumenta a idade do paciente.

Sinais e sintomas: pode variar de uma doença leve semelhante a gripe, ate uma insuficiência hepática fulminante Ex: febre, anorexia, náusea, mal estar, inctericia.

Obs:os sinais e sintomas são o aspecto comum detodos os tipos de hepatite.

Tratamento:não existe tratamento medicamentoso especifico. Ele é apenas sintomático, coltado a manifestação como febre , náuseas, vômitos e dor. O paciente é submetido a repouso na fase inicial, dieta com retriçao de gorduras, devido a dificuldades digestivas; transplante hepático, nos casos de comprometimento hepático extenso.

O tratamento é para todos os tiposde hepatites

Prevenção: a vacinação contra hepatite A proporciona proteção prolongada contra a doença medidas de higiene pessoal, evitar consumir alimentos mal lavados , agua mal tratada e frutos do mar crus.

Hepatite B

Descrição: doença viral que cursa de forma assintomática ou sintoamatica. Na forma aguda os sintomas vao desaparecendo paulatinamente. Algumas pessoas desenvolvem a formacrônica mantendo um processo inflamatório hepático por mais de 6 meses.

Prevenção: vacinação, utilizar materiais desacartaveis em procedimentos de punção venosa, uso de preservativos em relações sexuais, obedecer critérios rígidos na seleção de doadores de bancos de sangue.

Hepatite C

Descrição: A hepatite C é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite C (VHC) e que afectasobretudo o fígado.  A infecção é muitas vezes assintomática, embora a infecção crónica possa levar à fibrose do fígado e por fim à cirrose, que normalmente só se manifesta passados vários anos. Em alguns casos, os indivíduos com cirrose contraem Insuficiência hepática ou cancro do fígado, podendo haver ainda complicações que representam risco imediato de vida, como varizes esofágicas ou gástricas.Prevençao: não há vacina, nem imunoglobina para a hepatite C. a prevenção é feita pelo controle rigoroso dos bancos de sangue, tornando pequeno o risco de adquirir a doença em tranfusoes. Seringas e agulhas não podem ser compartilhadas. Profissionais da área de saúde devem utilizar todas as medidas conhecidas de proteção contra acidentes com sangue e secreções de pacientes.

Hepatite tipo DDescrição: o vírus da hepatite D ocorre apenas com uma coinfecçao como vírus da hepatite B, agravando a ultima forma. Os usuários de drogas apresentam um risco relativamente maior de infecção.

Hepatite tipo E

O vírus da hepatite E causa epidemias ocasionais similares as causadas pelo vírus da hepatite A. ate o momento, essas epidemias ocorreram apenas em países subdesenvolvido.

Caxumbaou parotidite infecciosa

Descrição: doença infecciosa aguda de inicio súbito, caracterizada pela tunefaçao das glândulas salivares, geralmente das parótidas e as vezes das sublinguais ou submaxilares. Algumas vezes, das verifica se o acometimento dos ovários ou dos testículos, em pessoas que ultrapassam a puberdade, podendo também acometer o SNC no inicio ou na fase final da doença. O vírus...
tracking img