As teorias de piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR LOURENÇO MARQUES









PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO










RIACHINHO-TO
Agosto-2012

LOURIVAL JOSÉ VELOSO
RAIMUNDO PAULINO RODRIGUES DOS SANTOS







Trabalho apresentado como requisito
Parcial da disciplina de psicologia da
educação para aobtenção de nota sob
A orientação da professora Divina de
Fátima da Silva

RIACHINHO-TO
Agosto-2012

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e a experiência do ser humano e deriva-se das palavras gregas: psique e loggia. Estuda osprocessos mentais como: sentimentos, pensamentos, razão e que tem por objetivo explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e como pode interpretar e conhecer o mundo em que vive.
O objeto de estudo da psicologia baseia-se no comportamento humano e seres vivos que estabelecem trocas simbólicas com o meio ambiente. Está relacionadaà personalidade, aprendizagem, motivação, memória, inteligência, funcionamento do sistema nervoso, comunicação interpessoal, desenvolvimento, comportamento sexual, agressividade e comportamento em grupo. A Psicologia, enquanto tentativa de conhecer o comportamento humano, tem sido através dos tempos uma atividade natural do ser humano, praticada informal e as sistematicamente no cotidiano daspessoas, estou falando da chamada Psicologia do Senso Comum.
A psicologia não é hoje apenas a ciência da alma, mas também do comportamento e da experiência, pois corpo e mente não são separados e um exerce influência sobre o outro. Dentro da psicopatologia existem as personalidades desviantes, com comportamentos inadaptáveis,outro objeto de estudo da psicologia. Considerada como áreas sociais ou humanas a psicologia é uma ciência também da área médica, e é estudada em métodos quantitativos e qualitativos. Estuda os processos psíquicos que originam os comportamentos. As questões estudadas pela psicologia estão relacionadas à personalidade, aprendizagem, motivação, memória, inteligência, funcionamento do sistemanervoso, comunicação interpessoal, desenvolvimento, comportamento sexual, agressividade e comportamento em grupo.
Atualmente, a psicologia é entendida como a ciência do comportamento, portanto, toda e qualquer manifestação de um organismo: andar, falar, correr, gritar, gostar, odiar, amar, etc. Estamos sempre nos comportando de uma maneira ou de outra. A psicologia procura compreender ocomportamento, isto é, verifica os fatores que levam alguém a comportar-se. Na medida em que consegue compreender e explicar o comportamento das pessoas, a psicologia pode ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, a se comportarem de maneira a se sentirem mais realizadas, mais satisfeitas. A mesma oferece as pessoas, condições de escolher os comportamentos mais adequados a própria realização. A psicologiaevoluiu através dos tempos, também implica reconhecer que ela também construiu uma revolução científica. Isto quer dizer que hoje existem métodos específicos de seu domínio, para o estudo do seu objeto o qual também já estar definido recortando da realidade como um objeto determinado e delimitado, o homem seu comportamento e sua subjetividade.


A teoria Behaviorismo teve inícioem 1913, com um manifesto criado por Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê". Nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. Ele crê ser possível prever e controlar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o indivíduo...
tracking img