A importancia da psicologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1: pensando criticamente com a psicologia cientifica
A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA CIENTIFICA
Os limites da intuição e do senso comum
Embora sejamos inteligentes, nossa intuição quase sempre falha.
Sem a investigação cientifica e o pensamento crítico, nos sucumbiríamos prontamente a tendenciosidade da percepção tardia. Aprender o resultado de um estudo (ou de um acontecimento docotidiano) pode torná-lo similar a qualquer elemento do senso comum. Nos normalmente temos excesso de confiança em nossos julgamentos e isso nos leva a supervalorizar nossa intuição.
A psicologia cientifica diferente do senso comum, com seus procedimentos para reunir e filtrar as evidencias, inibe o erro. Uma abordagem cientifica nos ajuda a filtrar a realidade da ilusão.
A atitude cientifica
Ainvestigação cientifica começa com uma atitude – uma curiosidade tenaz para esmiuçar cepticamente as idéias concorrentes e uma humildade imparcial diante da natureza. Submeter as idéias a teste, mesmo as mais extravagantes ajuda-nos a separar o bom senso do absurdo. A curiosidade que nos impulsiona a testar as idéias e a expor suas suposições é difundida para a vida cotidiana na forma de pensamentocritico.
O método cientifico
A pesquisa estimula a construção de TEORIAS, que por sua vez, organizam as OBSERVAÇÕES e implicam HIPOTESES preditivas. Essas hipóteses (predições) são então testadas para validar e aprimorar a teoria e sugerir aplicações práticas.
DESCRIÇÃO
O estudo de caso, o levantamento (survey) e observação naturalista
Por meio de estudos de casos individuais, de surveys entreamostras aleatórias de uma população e da observação naturalista, os psicólogos observam e descrevem os processos mentais e o comportamento. Ao generalizar a partir de observações, lembre-se: amostras representativas são um guia mais confiável do que exemplos vívidos.
CORRELAÇÃO
Correlação e causação
A força da relação entre um fator e outro é expressa como um número em seu coeficiente decorrelação. os gráficos de dispersão de pontos e a correlação que eles revelam nos ajuda a ver as relações que a olho nu poderíamos deixar escapar. Saber quão intimamente dois elementos estão positiva ou negativamente correlacionados nos diz o quanto um prediz o outro. Mas é essencial lembrar que a correlação é uma medida de relação; ela não revela causa e efeito.
Correlações ilusórias e percebendoordem em eventos aleatórios
As correlações também nos ajudam a descartar relações que não existem, correlações ilusórias – eventos casuais que percebemos e supomos que estão relacionados – surge de nossa busca por padrões.
A EXPERIMENTAÇÃO
Para descobrir relações de causa efeito, os psicólogos conduzem experimentos. Ao construir uma realidade controlada, os pesquisadores podem manipular um oumais fatores e descobri como as variáveis independentes afetam um determinado comportamento, a variável dependente.
Avaliando terapias e será que as gravações contendo mensagens subliminares podem melhorar sua vida?
Em muitos experimentos, o controle é obtido pela distribuição aleatória das pessoas ou para a condição experimental (o grupo exposto ao tratamento), ou para a condição de controle (umgrupo que não recebe o tratamento ou que recebe uma versão diferente do tratamento).
RACIOCINIO ESTATISTICO
Ser uma pessoa instruída é ser capaz de aplicar princípios simples de estatística ao raciocínio cotidiano. Não é preciso lembrar de formulas complicadas para pensar com mais clareza e criticamente sobre dados.
Das considerações desta seção sobre como organizar, resumir e fazer inferênciasa partir de dados – construindo distribuições e calculando medidas de tendência central, variações e significância estatística. Existem 5 pontos para lembrar:
-Duvide dos grandes números redondos não documentados
-Quando vir gráficos estatísticos em livros, revistas em anúncios ou noticiários de TV pense criticamente: leia sempre as legendas na escala e note suas variações.
- Note sempre que...
tracking img