As tecnologias e recursos educacionais na prática pedagógica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. AS TECNOLOGIAS E RECURSOS EDUCACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

No dicionário, a palavra tecnologia é explicada como "estudo ou aplicação dos processos e métodos utilizados nos diversos ramos".(Dicionário Eletrônico Luft) É interessante notar que mesmo uma definição clássica não diverge da explicação de daremos a seguir.
A tecnologia pode ser entendida como o conhecimento técnicoacumulado, a capacidade para investigar, produzir, refinar, (re)utilizar, (re)empregar técnicas, artefatos, ferramentas, utensílios, equipamentos novos e antigos, com a mesma finalidade, mas com melhoresresultados, sendo capazes de transformar e/ou modificar materiais, recursos, insumos ou a natureza como um todo.
De acordo com Cortelazzo, tecnologia é entendida como "a aplicação de um conhecimentocientífico ou técnico, de um “saber como fazer”, de métodos e materiais para a solução de um dado problema."
Já que a presença da tecnologia é irreversível, faz-se urgente orientar os professores parao emprego das novas tecnologias de informação e de comunicação, que são denominadas TICs. Segundo Cortelazzo a "Tecnologia da Informação designa toda forma de gerar, armazenar, processar e reproduzira informação" já a "Tecnologia da Comunicação designa toda forma de veicular informação".
Assim, com a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação origina-se uma nova sociedade, novosambientes de trabalho e de aprendizagem, um novo tipo de aluno e de professor.
Na comunidade social, as TICs estão cada vez mais interativas permitindo escolhas e caminhos diferentes, com a manipulaçãoconjunta por parte do emissor e do receptor, de acordo com suas escolhas.
Ao longo da nossa história o ser humano tem convivido com as TICs, por exemplo, quando escreviam nas cavernas usando tintae carvão em seus rituais. Procurando simplificar e facilitar seu trabalho, o homem criou novos instrumentos para auxiliá-lo a contar seus pertences. Usou pedras, os dedos, fez riscos no chão, usou...
tracking img