As origens dos contos de fadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4 AS ORIGENS DOS CONTOS DE FADAS

Sabe-se que os primeiros contos foram adaptados para as crianças por volta do século XVII, época em que, após terem sido devidamente expurgados e suavizados, passaram a ser considerados como Literatura infantil, relata Costa (2008). Teriam nascido na França como narrativas orais, contadas pelos adultos, sempre considerando os problemas humanos universais. Aindahoje é possível perceber, nos contos de fadas, motivos existenciais primitivos que sobrevivem nas sociedades modernas, caracterizando os valores que se mantém, apesar da transitoriedade temporal e espacial.
Para Abramovich (1997) a universalidade e a permanência dos contos de fadas só foram possíveis devido ao alto nível de sua qualidade artística e à sua força cultural. A escritora nos oferececomo exemplo deste caráter universal e permanente a história de Cinderela: sabe-se de uma versão da história no Antigo Egito, com o motivo do pé pequenino que seria o único a caber num sapatinho de cristal – narrativa provavelmente originária da China, onde existia o costume de comprimir os pés femininos para não crescerem (como ideal de beleza).
Segundo Cascudo, (1984), não há como calcular aantigüidade dos contos tradicionais, mas o autor acredita ter desaparecido muita história preciosa. Para ele, o segredo dos contos que resistiram ao tempo é um mistério. E ainda que muitos estudiosos tenham explicado a durabilidade de determinadas histórias, o fato é que, para o pesquisador, a “explicação anoitece ainda mais o mistério” (p. 167)
O maravilhoso foi uma das principais fontes de ondenasceu a Literatura. Apesar de nascidos para o prazer dos adultos, a gradativa intelectualização da Cultura os “transformou” em Literatura infantil, conta Machado (2002).
Mas é certo que os homens não vivem sem o “maravilhoso” e a Era da Técnica, que cada vez mais atinge espaços antes inimagináveis (incluindo o virtual e o interplanetário), inventa um novo “maravilhoso” com os super-heróis eheroínas, seres biônicos resultantes da metamorfose científica, etc (COELHO, 1987).
Presente nessas narrativas antiqüíssimas, a figura que, ainda hoje, mais exerce poder de atração entre adultos e crianças é a fada – e não é por acaso que os contos de fadas se destacam como uma espécie única dentro deste universo do maravilhoso. (COELHO, 1987)

4.1 O MITO DA FADA
Entre o homem (limitado fisicamentee pelo mundo real) e a realização de seus sonhos sempre existiram mediadores e opositores mágicos – fadas, talismãs, varinhas mágicas, etc. versus gigantes, bruxas e bruxos, dragões, etc. (COELHO, 1987)
Mesmo havendo numerosas e extensas pesquisas sobre o mito, até hoje não foi possível definir com exatidão onde, quando e porque as fadas nasceram pela primeira vez na imaginação dos homens, mas jáse sabe que sua origem está no estágio em que o pensamento mágico dominava a humanidade, afirma Coelho (1987). A mais antiga referência que conhecemos sobre seres que lembram fadas, continua a autora, é atribuída a Pomponius Mela10. Mantovani, no livro Sobre las Hadas nos apresenta este relato:

(...) na Ilha do Sena, nove virgens dotadas de poder sobrenatural, meio ondinas (gênios da água) emeio profetisas que, com suas imprecações e seus cantos, imperavam sobre o vento e sobre o Atlântico, assumiam diversas encarnações, curavam enfermos e protegiam navegantes. (1974, apud COELHO, 1991, p.32-33)

São seres imaginários, dotados de virtudes positivas e poderes sobrenaturais; interferem na vida dos homens para auxiliá-los em situações-limite quando mais nada do mundo natural poderiasocorrê-los; suas características comuns são beleza, bondade e delicadeza no trato. Quando passam a ter um comportamento negativo, transformam-se em bruxas11. (COELHO, 1991).
Ainda que, neste trabalho, não seja possível maior profundidade sobre o mito da bruxa, é importante que fique registrado a importância da sua simbologia e as transformações no seu significado ao longo do tempo. Bruxas e...
tracking img