O caso dos exploradores de caverna - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UNC

O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS

CONCÓRDIA, JUNHO DE 2012.
INTRODUÇÃO

No ano de 4299, cinco membros de uma sociedade amadorística de exploradores de cavernas entram numa caverna no condado de Stowfield. Já distantes da entrada ocorre um grande desmoronamento que bloqueia a única saída.
Seus familiares notificam a ausência dos entes à sociedade e umaequipe de resgate é enviada.
A equipe trabalhou arduamente, mesmo após uma série de deslizamentos que causaram a morte de dez operários.
No vigésimo dia é descoberto que os exploradores levavam consigo um rádio transistorizado, estabelecendo -se assim uma comunicação com os mesmos, que logo questionaram sobre o tempo necessário para o resgate.
Sendo informados que a desobstrução demoraria pelomenos mais dez dias, questionaram acerca da probabilidade de sobrevivência sem alimento por mais esse período e foram informados que dificilmente sobreviveriam.
Um dos confinados, Roger Whetmore, em nome do grupo, perguntou se poderiam resistir caso sorteassem um dentre eles para ser morto e servido de alimento. Muito a contragosto o médico respondeu afirmativamente.
Quanto a um pronunciamentomoral sobre a questão houve omissão por parte das autoridades locais. A partir desse momento interrompeu-se a comunicação.
Libertados no trigésimo segundo dia, os exploradores relataram que após vinte e três dias confinados Roger havia sido morto e servido de alimento aos demais. Whetmore sugeriu que o sorteio fosse realizado por meio de um lance de dados que ele trazia consigo por acaso. Todosconcordaram, porém, antes do sorteio, Roger decidiu esperar por mais uma semana, sendo acusado de violar o pacto. Recusando-se a lançar os dados, o fizeram seus companheiros em seu lugar sem objeção do mesmo e, para seu infortúnio, a sorte caiu sobre o próprio Whetmore.
Após intensivo tratamento psicológico e nutricional os sobreviventes foram submetidos a julgamento, acusados de homicídio edeclarados culpados em primeira instância.

JUIZ TRUEPENNY
Este foi o magistrado responsável por proceder ao relatório do caso. Nota-se, neste processo que ele se manteve fidedigno ao caso, não emitindo comentários ou considerações, pertinentes ou não; abstendo-se a narrar os fatos, até o momento de exarar seu voto.
Durante o relatório, notam-se diversos elementos pertinentes ao caso. Procede-se aanálise destes, conforme a ordem em que foram expostos na obra de Fuller.
Um dos primeiros elementos passíveis de análise é a morte de dez trabalhadores, que estavam a realizar o resgate dos exploradores de cavernas. Pode-se argumentar que tais mortes são um elemento a ser considerado quanto à absolvição dos acusados, uma vez que a vida deles custou onze outras.
Contudo, este não é um argumentoválido; uma vez que os trabalhadores são profissionais que exercem uma profissão de risco, cujo papel é resgatar aqueles que necessitam, e o inerente perigo a que se expõe é necessário, é conhecido por eles, e é corrido por livre escolha dos mesmos; que para tanto são remunerados e contam com benefícios como adicionais de periculosidade e insalubridade.
Outro elemento que deve ser analisado nestecaso é o fato de que, a previsão de resgate era de mais dez dias, após o vigésimo dia de confinamento, caso não ocorressem novos deslizamentos. Sem dúvidas, este prazo culminaria por levá-los à morte por inanição; tal como explicitado pela equipe médica.
Um fato que deve ser meticulosamente considerado, neste caso, foi a omissão do Estado, quando os réus clamaram por aconselhamento sobre comosanariam sua necessidade fisiológica de alimento. É no mínimo imoral e impertinente, que o Estado se disponha a julgá-los por algo a que o próprio Estado se omitiu no derradeiro momento. Quando os exploradores rogaram por aconselhamento, nenhum médico, juiz,  socorrista, autoridade governamental, ou representante religioso se dispôs a auxiliá-los e aconselhá-los neste caso.
O fato de Whetmore ter...
tracking img