As fronteiras naturais do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. As FronteirasNaturais do Brasil Biomas e Domínios Morfoclimáticos
2. Introdução O Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta. Foi o primeiro signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), e é considerada megabiodiverso – país que reúne ao menos 70% das espécies vegetais e animais do planeta – CI (Conversation International). Com tantas riquezas naturais e grande extensãoterritorial, o Brasil apresenta diversos aspectos. Que constituem nossas fronteiras naturais. Podemos considerar essas fronteiras segundo dois critérios diferentes: os domínios morfoclimáticos e os biomas. Os domínios morfoclimáticos são uma região onde o clima e o relevo são iguais, como o próprio nome já diz onde esse clima é o domínio. Os biomas são como um conjunto de ecossistemas com um tipode vegetação em evidência em principal.
3. Domínios Morfoclimáticos Os Domínios Morfoclimáticos se baseiam nos diferentes tipos de relevos que são resultantes do clima atual e do passado bem como na cobertura vegetal e nos tipos de solo. Os mesmos são definidos a partir das características climáticas, botânicas, hidrográficas entre outras. Devido à extensão territorial do Brasil ser muitogrande, vamos encontrar muitos domínios muito diferenciados uns do outros. Esta classificação feita, segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber (1970), dividiu o Brasil em seis domínios. São eles: Domínio amazônico, terras baixas e florestas equatoriais; Domínio dos Mares de Morros, áreas mamelonares tropical- atlânticas florestadas; Domínio do Cerrado, chapadões tropicais interiores com cerrados e matas degaleria; Domínio da Caatinga, depressões Inter montanas e interplanáticas semiáridas; Domínio da Araucária, planalto subtropicais com araucárias; Domínio das Pradarias, coxilhas subtropicais com pradarias mistas.
4.  Os domínios morfoclimáticoas são formados por fatores naturais e, portanto não possuem fronteiras exatas. Entre elas há áreas de transição, com características comuns aosdomínios que separam. Em um domínio, podemos reconhecer um bioma predominante, biomas secundários e vários ecossistemas. Por exemplo, no domínio do cerrado, há o predomínio do bioma savânico (cerrado), terrestre, mas aparecem outros biomas, como a caatinga, e ecossistemas, como as matas de galeria ou ciliares. Podemos dizer também que a expressão domínio do cerrado é mais ampla do que bioma do cerrado,pois esta se refere a um bioma terrestre e primeira pode incluir espécies de água doce.
5. BiomasPodemos definir bioma como um conjuntode ecossistemas que funcionam de formaestável. Um bioma é caracterizado porum tipo principal de vegetação (nummesmo bioma podem existir diversostipos de vegetação). Os seres vivos deum bioma vivem de forma adaptada ascondições da natureza (vegetação, chuva,umidade,calor, etc) existentes. Osbiomas brasileiros caracterizam-se, nogeral, por uma grande diversidade deanimais e vegetais ou seja pelabiodiversidade. Em outras palavras, umbioma é formado por todos os seres vivosde uma determinada região, cujavegetação tem bastante similaridade econtinuidade, com um clima mais oumenos uniforme, tendo uma históriacomum em sua formação. Por isso tudosua diversidadebiológica também é muitoparecida.
6. Biomas BrasileirosDevido à sua dimensão continental e a grande variaçãogeomorfológica e climática, o Brasil abriga sete biomas, três regiõesde transição, 49 ecos-região e incalculáveis ecossistemas.Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos,florestas pluviais, subtropicais ou temperadas,bioma mediterrâneo,prados tropicais ou savanas,florestas temperadas de coníferas,desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas edesertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinamcaracterísticas de dois ou mais biomas.Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qualfazem parte a plataforma continental, recifes de coral, zonasoceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestressão...
tracking img