As fronteiras naturais do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Fronteiras Naturais do Brasil

O Brasil é um país considerado megabiodiverso- é um país que possui cerca de 70% das espécies vegetais e animais apresentando diversos aspectos que constituem as fronteiras naturais que podem ser consideradas como: os domínios morfoclimáticos e os biomas
Domínio morfoclimático é vários aspectos característicos que caracterizam determinada área doterritório. Formam-se por fatores naturais e por isso, não apresentam fronteiras exatas. Entre eles encontram-se as áreas de transição que possuem características de ambos.
Os biomas brasileiros abrangem várias ecorregiões e são assim classificados:
• Amazônia
• Mata Atlântica
• Caatinga
• Cerrado
• Pantanal
• Campos Sulinos
• Biomas Costeiros






Amazônia
É a maiorfloresta tropical do mundo e representa mais de 25% do total dessas florestas.
A Amazônia Legal foi criada em 1966 e possui 5.217.423 Km², que compreendem os estados do Pará, Tocantins, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e parte do Maranhão.
Podemos distinguir a Floresta em três níveis de vegetação em relação ao relevo e às margens dos rios: a mata de Igapó, permanentementealagada, junto aos rios, com árvores que chegam a medir cerca de 20m de altura; a mata de várzea, alagada durante as cheias, as árvores características são a seringueira a imbaúba e o cacueiro; a mata de terra firme, que constitui 75% da floresta, as árvores atingem de 30 a 50 metros de altura, com destaque o caucho e a castanheira.
Esses ecossistemas são um dos locais mais chuvosos do planeta.Como o ambiente é quente e úmido, a floresta e o grande número de rios são responsáveis pela formação de massa de ar equatorial continental (quente e úmida) que atua sobre o clima de quase todo o país durante o verão.
A biodiversidade, o grande número de e o mecanismo climático existente na Amazônia fazem com que a preservação dessa região seja de extrema importância.




Mata AtlânticaOriginalmente, estendia-se do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
Apresenta-se como formação vegetal latifoliada e perene heterogênea, densa e higrógila.
Não é uma floresta uniforme. Nela, podemos distinguir as florestas pluviais montanas ou úmidas de encosta (800 a 1700m) e a floresta pluvial baixo - montana (do nível do mar até 800m).
Corresponde aos climas tropicais de altitudee subtropical úmido. Ela é o bioma com a maior biodiversidade do país.
Em sua flora destacam-se o jequitibá-rosa, o cedro, os ipês, o pau-brasil, os angicos e muitas outras espécies.
A fauna é o que mais chama a atenção: gambás, cutias, veados, preguiças, antas, quatis e muitas outras espécies. Algumas estão ameaçadas de extinção: o mico-leão-dourado, a onça-pintada, a lontra, aarara-azul-pequena e o tatu canastra.

A Mata de Araucária: uma ecorregião da mata Atlântica
Formação vegetal aberta e espaçada possui poucas espécies, com predomínio de araucárias que aparecem associadas com a erva-mate, o cedro e a imbuia. Sua fauna compõe-se de pequenos roedores, insetos e aves, como a gralha-azul, o macuco e o papagaio charão.
O clima é subtropical, também é chamada de mata dospinhais.

Caatinga
A caatinga (do tupi kaa: mato, vegetação; tinga: branco) é um bioma de clima semi-árido, solos pouco profundos e pedregosos e chuvas escassas e mal distribuídas. Possui formações arbustivas, com árvores pequenas e arbustos espaçados, onde é o comum a presença de cactáceas. Define-se pela escassez de água e apresenta espécies xerófitas.
Ela possui três estratos vegetais:arbóreo, arbustivo e herbáceo.
O seu único rio perene é o São Francisco, os outros são temporários devido ao clima.
Em sua fauna destaca-se o preá, a cascavel e o calango. Na flora estão o mandacaru o juazeiro, o umbu, a macambira a baraúna e o xique-xique.
È o único bioma exclusivamente brasileiro. Sua biodiversidade é pouco conhecida. Estima-se que tenha 932 espécies de plantas, 380 das quais...
tracking img