As ferramentas do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS FERRAMENTAS DO MARKETING

O que é Marketing?
Marketing foi criado para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores através do processo de trocas.

As ferramentas de marketing são:
PRODUTOS - PREÇO - PRAÇA (PONTO DE VENDA e DISTRIBUIÇÂO) - LOGÍSTICA PROMOÇÃO DE VENDAS - PESQUISA DE MERCADO - ANÁLISE DE MERCADO; PROPAGANDA - PUBLICIDADE - MERCHANDISING - VENDAS (PROCESSOS,MÉTODOS E ABORDAGENS) - ASSISTÊNCIA TÉCNICA - RELAÇÕES PÚBLICAS - ASSESSORIA DE IMPRENSA - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS - CONVENIÊNCIA - EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO A CLIENTES (SERVIÇOS) - MARKETING PESSOAL - TREINAMENTO (TODOS) - MARCA - MARKETING DIRETO (MKT DE RELACIONAMENTO / MKT DE FIDELIZAÇÃO) TELEMARKETING - FRANCHISING / FRANQUIAS - EMBALAGEM - INTERNET - IMAGEM LOGOTIPO - LAYOUT DE LOJAS - BANCO DEDADOS (DATABASE) - ENDOMARKETING BENCHMARKING - VITRINES - MARKETING REVERSO (ESTIMULAR O FORNECEDOR A DESENVOLVER O PRODUTO PARA O CLIENTE) - FACHADAS e ETC...
PRODUTOS

Produto, em economia, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante umdeterminado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

Em Marketing, produto é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade. Contudo é muito mais do que apenas um objeto físico. É o pacote completo de benefícios ou satisfação que os compradores percebem que eles obterão se adquirirem o produto. É a soma de todos os atributos físicos,psicológicos, simbólicos e de serviço.
Portanto, como produtos, consideramos bens físicos (furadeiras, livros, etc), serviços (cortes de cabelo, lavagem de carro, etc.), eventos (concertos, desfiles, etc.), pessoas (Pelé, George Bush, etc.), locais (Havaí, Veneza, etc.), organizações, (Greenpeace, Exército da Salvação, etc.) ou mesmo ideias (planejamento familiar, direção defensiva, etc.).
Segundo Kotlere Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.
O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribuição só podem ser definidos após um estudo do produto e daidentificação de seu mercado-alvo.

SERVIÇOS
O setor terciário também conhecido como serviços, no contexto da economia, envolve a comercialização de produtos em geral, e o oferecimento de serviços comerciais, pessoais ou comunitários, a terceiros.
O setor terciário é definido pela exclusão dos dois outros setores. [1] Os serviços são definidos na literatura econômica convencional como "bensintangíveis". Em termos de Marketing, os serviços são, muitas vezes, utilizados como um meio de gerar valor ao produto. Tal noção está intimamente ligada à adição de anéis (acréscimo de valor), ao que é chamado "caroço" do produto, ou seja, o produto na sua função mais básica. Um exemplo clássico, desta ideia, é o chamado serviço de pós-venda. Ou seja, a assistência que é prestada ao cliente, após a vendado produto, é entendido como um serviço prestado, que valoriza o produto, pela garantia da assistência. Foi adicionado um anel, em forma de serviço, à essência de função do produto.
O setor terciário da economia envolve a prestação de serviços às empresas, bem como aos consumidores finais. Os serviços podem envolver o transporte, distribuição e venda de mercadorias do produtor para um consumidorque pode acontecer no comércio atacadista ou varejista, ou podem envolver a prestação de um serviço, como o antiparasitas ou entretenimento. Os produtos podem ser transformados no processo de prestação de um serviço, como acontece no restaurante ou em equipamentos da indústria de reparação. No entanto, o foco é sobre as pessoas interagindo com as pessoas e de servindo ao consumidor, mais do...
tracking img