Energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Energia Nuclear

A energia nuclear é a energia concentrada no núcleo do átomo, ou seja, energia nuclear é a energia que possibilita os prótons e nêutrons ficarem juntos. A equivalência entre massa e energia prevista por Einstein, descrita pela equação E=m.c2, explica a origem da energia liberada em alguns processos nucleares.

A quantidade de energia obtida em processos nucleares é muitomaior comparada a outros processos. A energia nuclear pode ser obtida através da fissão nuclear ou da fusão nuclear. Na fissão nuclear o núcleo do átomo é subdividido em dois ou mais. Já na fusão nuclear, dois núcleos atômicos se unem para formar um único núcleo. Nestes dois processos acontece a liberação de energia nuclear que pode ser aproveitada de várias maneiras.

Essa energia nuclear podeser transformada em energia térmica, energia mecânica e, como já vimos, pode ser transformada também em energia elétrica. A energia nuclear tem como vantagens ser menos poluente que a utilização de combustíveis fósseis e produzir maior quantidade de energia comparada com outros processos. E como desvantagem existe o problema do lixo atômico e, de possíveis acidentes que podem ser catastróficos.Um problema que pode acontecer na utilização de energia nuclear é sua utilização para fins militares o que pode causar a morte de milhões de pessoas como em Hiroshima e Nagasaki.

Se bem utilizada a energia nuclear pode ser uma ótima fonte de energia. As fontes mais utilizadas para este fim são o Tório, plutônio e o mais popular urânio. A fissão nuclear do urânio é o processo mais utilizado nasusinas nucleares.

Nas usinas nucleares, o calor gerado pelas transformações dos núcleos dos átomos aquece a água do sistema primário. Esta água aquece a água do sistema secundário que se transforma em vapor. A alta pressão do vapor gira um sistema de turbinas que estão ligadas a um gerador elétrico.

A Energia Elétrica

A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizartrabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica.
Ela é obtida através da aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente elétrica entre seus terminais. Hoje em dia a energia elétrica é a principal fonte de energiado mundo.
A principal função da energia elétrica é a transformação desse tipo de energia em outros tipos, como, por exemplo, a energia mecânica e a energia térmica.

Para calcularmos a energia elétrica usamos a equação:

Eel = P . ∆t

Onde:
Eel é a energia elétrica
P é a potência
∆t é a variação do tempo

No sistema internacional (SI), a energia elétrica é dada em joule (J), porém, aunidade de medida mais utilizada é o quilowatt-hora (kWh).
No Brasil, 98% da energia elétrica produzida vêm das usinas hidrelétricas, e o restante é a combinação das usinas nucleares (Angra I e Angra II) e das fontes de energias renováveis (Termoelétricas e energia Eólica).

A Energia Eólica

O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando váriosmecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica.
A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. E não pense que o ideal é contar simplesmente com ventos fortes. Além da velocidade dos ventos, é importanteque eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões.
O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e, embora hoje o vento seja responsável por míseros 29 megawatts (MW) dos cerca de 92 mil MW instalados no país, há planos ambiciosos para exploração dessa fonte de energia. Apoiado no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas...
tracking img