As diferentes tendencias pedagogicas da educacao fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O ÚLTIMO CONCURSO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO NO PARANÁ

Profa. Ms. GISELY RODRIGUES BROUCO¹
Profa. Dra. SURAYA CRISTINA DARIDO²

Entende-se, neste trabalho, que refletir acerca de concursos públicos representa uma importante contribuição para aanálise do estado da arte na Educação Física quanto aos seus pressupostos, visões e concepções. O objetivo desta pesquisa foi analisar os conteúdos, as bibliografias e os marcos conceituais exigidos na última prova de concurso público aplicado a professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino no estado do Paraná. Buscou-se compreender quais tendências pedagógicas estiveram presentes para seconhecer o atual contexto da Educação Física Escolar no estado e as exigências relacionadas aos conhecimentos dos candidatos. Portanto, o estudo buscou a compreensão do tema pesquisado, tanto na aparência quanto em sua essência, sendo de caráter qualitativo descritivo. Um dos procedimentos metodológicos possíveis nesse sentido é a pesquisa documental, que foi implementada considerando o edital ea última prova de concurso público aplicada aos candidatos, professores de Educação Física, que almejavam uma vaga no magistério público estadual. Ressalta-se a dificuldade em localizar material científico que abordasse esse tema, principalmente voltado à área da educação de forma geral, e especificamente à Educação Física. Os resultados foram obtidos por meio da análise do programa apresentado emedital. Um fato curioso e ao mesmo tempo preocupante foi a não inclusão no edital das bibliografias que embasaram tanto os conteúdos sugeridos, quanto as questões da prova. Quanto às tendências pedagógicas, pôde-se verificar uma expressiva quantidade de questões embasadas nas tendências críticas. Conclui-se que houve mudanças e transformações acerca dos conhecimentos que influenciam a formaçãodo profissional e suas práticas pedagógicas, ou seja, verificou-se a ênfase na exigência de um profissional mais crítico, de conhecimentos vinculados às perspectivas críticas e aos conhecimentos de cunho sócio-cultural.
INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi elaborado a partir de um estudo mais aprofundado sobre o tema e que norteou uma dissertação de mestrado (UNESP – Rio Claro – SP, 2006). De 2003 a2005 foram analisados os programas de conteúdos e bibliografias e os marcos conceituais exigidos nas provas dos concursos públicos para admissão de professores de Educação Física na Rede Pública de Ensino, nos estados que compõem as regiões Sul e Sudeste do Brasil.
No estudo mencionado, buscou-se encontrar indicadores que favorecessem a identificação das tendências pedagógicas presentes nessesconcursos, de tal modo que se pudesse compreender o atual contexto da Educação Física Escolar, bem como as exigências relacionadas aos conhecimentos da área as quais são colocadas aos professores candidatos.
Este trabalho, porém, ateve-se aos dados referentes exclusivamente ao último concurso público para professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino no Paraná, realizado no ano de 2003.
Aescolha desse tema deve-se, principalmente, a constatação da precariedade no que se refere ao estudo e análise dos concursos públicos. Aliás, os concursos são muito procurados pelos professores em geral, e em particular os de Educação Física, pois além de oferecerem a possibilidade de se adquirir a tão sonhada “estabilidade” que a aprovação proporciona, ainda podem ser vistos como uma forma deestudo e possibilidade de atualização dos conhecimentos, não só pertinentes à Educação e à Educação Física, mas também a questões que envolvem conhecimentos da atualidade em geral.
A reflexão acerca dos concursos públicos representa uma importante contribuição para a análise do estado da arte na Educação Física quanto aos seus pressupostos, visões e concepções.
Estudos, tais como os de Resende...
tracking img