Motores assincronos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responder de uma forma bem simples:

Motor síncrono: É um motor elétrico cuja velocidade de rotação é proporcional à freqüência da sua alimentação, está em sincronismo.

Motor assíncrono é ummotor de indução, para haver corrente no induzido a velocidade deste precisa ser menor, é o chamado "escorregamento". Como precisa do escorregamento, a velocidade de rotação é diferente da freqüência darede, em velocidade assíncrona.

SINCRONO princípio de funcionamento do motor síncrono baseia-se na interação de dois campos magnéticos, ou seja, um campo girante produzido no estator por correntealternada e um campo fixo no rotor produzido por corrente contínua (rotação do eixo igual a rotação síncrona). Estes motores tem uma velocidade de rotação, denominada de velocidade de sincronismo,constante e rigorosamente definida pela frequência da corrente e pelo número de pólos, de conformidade com a seguinte expressão:

n = ( 120 f / p ) Eq.VII. 2

sendo:

n - número de rotações porminuto (normalmente de 500 a 1200);
f - frequência da corrente em Hz (no Brasil = 60);
p - número de pólos (em geral 6 a 14).

A estrutura e o mecanismo de operação dos rotores síncronos sãorelativamente complicados e para o seu funcionamento há necessidade de uma fonte suplementar de energia em corrente contínua destinada à alimentação dos enrolamentos do rotor, visto que o estator recebecorrente alternada. Isto é obtido através de um pequeno gerador (espécie de dínamo) conhecido por excitatriz, acionado pelo mesmo eixo do motor. Também não possuem condições próprias de partida necessitandode equipamento auxiliar de partida até atingir a velocidade de sincronismo, em geral, pequenos motores de indução tipo gaiola.

O campo prático de aplicação dos motores síncronos é o das grandesinstalações, geralmente quando a potência das bombas ultrapassa de 500HP e as velocidades necessitam ser baixas (até 1800rpm) e constantes. Devido a sua maior eficiência, o dispêndio com a energia...
tracking img