Erica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Coesão e coerência do rock ao funk
Marise de Cássia Soares de Melo (SME-RJ e UERJ)
Tânia Regina Pinto de Almeida (UERJ)

RESUMO

Nosso objetivo, neste artigo, é abordar questões relevantes sobre como levar o aluno a compreender em situação real de uso, a importância da utilização eficaz de mecanismos de coesão e coerência textual para a promoção da interpretação das letras demúsicas, visando à aplicação desses recursos por parte dos educandos na criação de seus próprios textos. A investigação foi concentrada em letras de diferentes estilos musicais indo do Rock ao Funk. Postulamos os textos das letras dessas músicas como o corpus deste trabalho, pois as músicas fornecem ótimos exemplos para o estudo da coesão e da coerência, deixando evidente uma importante diferençaexistente entre interpretar e compreender, uma vez que esses textos operam com ambigüidades e inferências. As letras dessas músicas nos interessam como peça textual que abrange uma rede ampla de conhecimento da língua como um todo que vai desde a configuração da frase visando dar ritmo e melodia até o conhecimento de mundo para a compreensão do sentido das letras.

Palavras-chave: música, coesão ecoerência textual.

Introdução

A necessidade de construir uma nova prática pedagógica, de acordo com os novos tempos, e a busca pelo conhecimento estão diretamente ligadas à nossa área de trabalho, pois, como professores, acreditamos que o melhor profissional é aquele que ensina sem deixar de aprender e de buscar uma forma de tornar o ensino mais prazeroso para os alunos.

Houve umtempo em que acreditávamos que ensinar era simplesmente fazer o aluno “entender” e “decorar” regras. Nessa postura, enxergávamos o processo ensino/aprendizagem apenas sob o ponto de vista do ensino, ignorando, que nesse processo existem duas faces diferentes, ou seja, além do professor, existe a figura do aluno, alvo principal de nosso trabalho. Além disso, o fato de se estar ensinando nem sempreimplica no fato de que o aluno esteja realmente aprendendo, pois reproduzir o conhecimento é muito diferente de construí-lo e de produzi-lo.

As modernas concepções metodológicas incentivam o professor a mudar sua postura diante do desafio de ensinar e, por este motivo, torna-se importante buscar novas estratégias que capacitem o aluno a interagir nas diversas situações discursivas além delevá-lo ao domínio da língua no seu padrão culto. Por esses motivos desenvolvemos um projeto de leitura e de escrita que deu origem a este artigo e verificamos através de nossa experiência em sala de aula que a motivação ocorre e que o crescimento intelectual do aluno é apenas uma extensão concreta do trabalho.

Buscamos ensinar a escrita, empregando os elementos de coesão e coerência de formasatisfatória, e reconhecendo que estes elementos colaboram para a promoção de sentido nos diferentes tipos de texto, partindo do estudo das letras de músicas. Visamos, com isso, desenvolver o interesse e a ativa participação do alunado na construção efetiva do conhecimento.

Percebemos que o estudo da coesão e da coerência, dentre outras atividades que envolviam a modalidade oral e escrita dalíngua, nas letras dos diferentes gêneros musicais auxiliariam-nos na busca de um melhor resultado na aprendizagem. Contribuindo, dessa forma, para a formação de leitores críticos e escritores mais proficientes.

Assim sendo, nossa proposta de trabalho está centrada em uma análise e reflexão sobre a língua escrita e falada, reconhecendo o valor da música como veículo transmissor de cultura,informação, entretenimento e conhecimento de mundo.

No que se refere aos aspectos discursivos, este trabalho amplia o conhecimento dos alunos envolvidos, na medida em que, através de atividades práticas leva-os, a descobrir que do Rock ao Funk, a coesão e a coerência organizam e viabilizam o entendimento dos textos. E dessa forma aprofundamos o conhecimento dos educandos sobre os...
tracking img