As dicotomias saussurianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Maringá

Centro de Ciências Humanas
Departamento de Letras

As Dicotomias Saussurianas
Significante x/e Significado

Amanda Mariah
Gabriela Marques
Isabela Barbosa
Isabelle Jacob
Tiago Meira

Linguística I
Flávia Zanutto

Maringá
2012
Introdução:

Enquanto ministrou seus três cursos de Linguística Geral, Ferdinand de Saussure deixou inúmerascontribuições para os estudos linguísticos, entre elas as dicotomias saussurianas: langue e parole, diacronia e sincronia, sintagma e paradigma, significante e significado. Estas tiveram implicações sobre as teorias de alguns autores e, também, sobre correntes linguísticas.
As dicotomias saussurianas foram de extrema importância para que se tivesse outra visão sobre os aspectos linguísticos.Saussure, como estruturalista, estabeleceu cortes e, por conseguinte, deu prioridade àquilo que está em funcionamento, pois, para ele, a língua muda simultaneamente à sociedade e isso é o que torna os estudos linguísticos interessantes.
Ao redigirmos este trabalho, de caráter teórico descritivo, contando – primordialmente – com o auxílio da obra “Curso de Linguística Geral” (embasado nas aulas domestre genebrino, a quem deram a autoria do livro), temos por objetivo explicar as quatro dicotomias saussurianas enfatizando a dicotomia derradeira ao aprofundarmo-nos na questão do valor do signo linguístico.
Primeiramente, destacaremos quem foi Ferdinand de Saussure, qual a importância de seus estudos para a Linguística e de que forma isso pôde ser aplicado. Em seguida, iremos designar asdicotomias e exemplificá-las, com o intuito de transcrevê-las de uma forma menos truncada e, deste modo, visar uma menor complexidade para o entendimento. Visto que utilizaremos os postulados saussurianos para entender outra série de questões, pois o genebrino influenciou uma diversidade de estudos linguísticos.
Por estarmos encarregados de priorizar a dicotomia “significante x/e significado”,antes de finalizar este estudo, trataremos, delicadamente, do signo linguístico como união de um conceito e uma imagem acústica e o fato de, segundo Saussure, ser ele a única coisa que possui valor numa língua.

Ferdinand de Saussure, o mestre genebrino:

Ferdinand de Saussure nasceu em Genebra, na Suíça, em 26 de novembro de 1857. Morreu, também em Genebra, em 27 de fevereiro de 1913. O seu“Curso de Linguística Geral” foi publicado como obra póstuma, em 1916, sendo editado por dois de seus alunos, Charles Bally e Albert Sechehaye, com a colaboração de um terceiro, A. Riedlinger, com base em anotações que eles e outros sete alunos fizeram em sala de aula a partir das exposições orais do mestre.
Foram três os cursos de Linguística que Saussure ministrou na Universidade de Genebra eque serviram de base para o livro: o primeiro, de 16 de janeiro a 3 de julho de 1907; o segundo, da primeira semana de novembro de 1908 a 24 de julho de 1909; o terceiro, de 28 de outubro de 1910 a 4 de julho de 1911.
Nesse trabalho, apresentaremos alguns dos tópicos mais relevantes do pensamento saussuriano: as dicotomias. Nelas, o mestre genebrino opõe características do que julga principal naLinguística como ciência, define conceitos e estabelece algumas relações.
A partir dos estudos saussurianos, conseguimos entender a língua em seus mais variados aspectos, observando-a como acervo linguístico, instituição social e realidade sistêmica e funcional.
Assumindo um ponto de vista estrutural, Ferdinand de Saussure amplia o horizonte dos estudos linguísticos, afinal, os doséculo XIX não questionavam o ser da linguagem nem seu funcionamento. Dessa forma, ele nos mostra que cabe à Linguística ir além do mero estudo dos signos.
A vitalidade do pensamento saussuriano, com o passar do tempo, só tem renovado sua forma atual. Nos últimos anos, tem se multiplicado a bibliografia sobre sua doutrina, difundida a partir da publicação do “CLG”. As repercussões de suas...
tracking img