As aulas de história, geografia e arte no ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

CAMPINAS

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA.......................................................052.1 - ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.........................................................................................................07
2.2 - A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA ...........08
2.3 - PLANO DE AULA DE HISTÓRIA.......................................................................09
3 - HÁ GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINOFUNDAMENTAL ............16
3.1 - PLANO DE AULA DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.........19
4 - ARTES: METODOLOGIA TRIANGULAR............................................................20
4.1 - PLANO DE AULA DE ARTE METODOLOGIA TRIANGULAR..........................23
5 - PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - A AULA...........................................25
5.1 - ENTREVISTA AOPEDAGOGO.........................................................................31
5.2 - ENTREVISTA COM TRÊS PROFESSORAS ...................................................35
5.3 - ANÁLISE DE UM PLANO DE AULA..................................................................38
6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................40REFERÊNCIAS..........................................................................................................41

1. INTRODUÇÃO 

O presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre o ensino da História, Geografia e a Arte articulando o saber do docente com a formação continuada, num exercício reflexivo sobre a ação pedagógica criativa, dinâmica e humana, pautada na Arte e no caráter lúdico doprocesso de ensino-aprendizagem. Isto implica uma mudança nas atitudes dos profissionais que atuam nessa área, uma nova compreensão do que o saber histórico, geográfico e artístico tem contribuído e fundamentado para valorização do cidadão enquanto sujeito ativo e criativo.
Diante deste cenário questionamos: Qual didática e/ou metodologia usar? Como devemos direcionar nossa prática docente? Alunosdesmotivados, desinteressados, como interagir com eles? Como despertar seu interesse? Como, realmente, prepará-los para atuarem de forma crítica, consciente na sociedade em que estão inseridos?
A educação é a transformação do sujeito crítico e criativo com base na sua vivência com o mundo. Como falar em aluno x mundo, sem passar pelo desenvolvimento da arte?
Após a reflexão teórica foramelaborados vários planos de aula das disciplinas de História, Geografia e Artes, também relatamos minuciosamente um plano de aula desenvolvido na escola E. E. PROFESSOR Alberto Meldajom, estando à mesma situada à Rua Conselheiro Leôncio de Carvalho, Bairro: Vila Brandina – Campinas SP, na sala do 1º Ano, onde realizamos nossa Pesquisa e Pratica Profissional através de entrevistas com a gestora eprofessores.

2. METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA.

No Brasil, a História percorreu vários caminhos, a disciplina foi sustentada por diferentes concepções de Histórias e de tendências historiográficas. Em um primeiro momento ensinou-se a História da Europa Ocidental, apresentada como a verdadeira História da civilização, estando à história pátria em nível extremamente secundário de importância.Durante muito tempo foi relegada aos anos finais do ginásio, com número ínfimo de aulas possuindo um caráter europeizante: A história do Brasil se iniciou quando os ibéricos se lançaram ao mar e, nesse momento, os nativos passaram a sofrer o processo histórico, como elemento passivo, somente um complemento do real sujeito da história, o conquistador.
A partir de 1860 que o ensino de história do...
tracking img