As aulas de história, geografia e arte no ensino fundamental i: espaços para a construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

KEITE RAFAELA ALONSO GUILHERME, RU 348899, TURMA 2010/08
MARIA MARCIANA DO NASCIMENTO MARANO CARNEIRO, RU 560648, TURMA 2010/05

AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR

Metodologia do Ensino de Arte (Profa. Me. Fernanda de Souza)
Metodologiado Ensino de Geografia (Prof. Me. Diogo Labiak Neves)
Metodologia do Ensino de História (Profa. Me. Simone Zampier)
Pesquisa e Prática Profissional – A Aula (Profa. Me. Márcia Baiersdorf Araújo)

PINDAMONHANGABA
2010
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

KEITE RAFAELA ALONSO GUILHERME, RU 348899, TURMA 2010/08
MARIA MARCIANA DO NASCIMENTO MARANO CARNEIRO, RU 560648, TURMA 2010/05

ASAULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR

Produção de Aprendizagem apresen-tada à UTA - Historicidade, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor local: Michelle Oliveira
Centro Associado: Pindamonhangaba

PINDAMONHANGABA
2010SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR...........................................................5
3 CONSIDERAÇÕESFINAIS....................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12


1 INTRODUÇÃO
As aulas de História, Geografia e Arte no Ensino Fundamental I, visa mostrar aos futuros educadores suas características, perspectivas e metodologias juntamente com diálogos interculturais ecompreensão do contexto escolar.
Tem como principal objetivo fazer com que os futuros educadores, busquem inovações dentro da área educacional.
A presente P.A. tem uma grande importância para os futuros educadores, pois amplia os conhecimentos e nos permite lutar por uma qualidade melhor de ensino.
Para o bom desenvolvimento do trabalho, foram realizadas leituras e interpretações dos livros indicados,pesquisas na internet e discussões em grupos. Os conteúdos trabalhados serão: Metodologia do Ensino de Arte, Metodologia do Ensino de Geografia, Metodologia do Ensino de História, Pesquisa e Prática Profissional – A Aula.

2 AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR
O termointercultural articula o saber fazer e o pensar sobre o fazer, este termo mostra a interação social na sala de aula. Segundo a perspectiva da didática intercultural, a aula não pode ser entendida como dada ”a priori” pelo professor, na posição de autoridade do saber para ser assimilada pelos educandos e sim como uma prática educativa que torna o professor mais capaz de dialogar, por aprender a ouvir e,assim, partilhar conhecimentos. Dessa forma, a seguir será demonstrado como o diálogo intercultural está inserido nos Ensinos de Arte, Geografia, História e Pesquisa e Prática Profissional.

2.1 A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
As coisas estão sempre mudando, todos os dias presenciamos fatos novos, nascimentos, enfim, o tempo passa muito rapidamente ou muito devagar quando poucomuda. A História é uma forma pela qual nos recordamos daquilo que aconteceu no passado. A lembrança é algo que temos, é a nossa primeira experiência do tempo. Nesse sentido, ela é parecida com a memória individual, pois permite recordarmo-nos do nascimento de nossos filhos, de viagens inesquecíveis ou da perda de um parente querido.
Muitas vezes, podemos nos lembrar de experiências que não...
tracking img