As 10 clases gramaticais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Existem 10 (dez) Classes Gramaticais, 6 (seis) delas compostas por palavras variáveis e mais 4 (quatro) de palavras invariáveis.

As palavras chamadas variáveis são aquelas que podem se flexionar em gênero, número, tempo, modo, pessoa etc. São elas:

1. Substantivo
2. Artigo
3. Adjetivo
4. Numeral
5. Pronome
6. Verbo
Já as palavras chamadas invariáveis não se flexionam.São elas:

1. Advérbio
2. Preposição
3. Conjunção
4. Interjeição











As dez classes gramaticais

SUBSTANTIVO:
É toda a palavra que denomina um ser, é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares, sentimentos e normalmente vem precedida de artigo.
podem ser classificados em comuns e próprios, concretos e abstratos, e coletivos.

Quanto à formação, podem serprimitivos ou derivados e simples ou compostos.

E são variáveis pois podem se flexionar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo), como:
• Primitivo: palavras que não derivam de outras. Ex.: flor, pedra, jardim, leite, goiaba, ferro, cobre, uva, maçã, metal...

• Derivado: vem de outra palavra existente na língua. O substantivo que dá origem aoderivado (substantivo primitivo) denominado radical. Ex.: pedreiro(pedra), jornalista(jornal), gatarrão, homúnculo.

• Simples: tem apenas um radical. Ex.: água, couve, sol ...

• Composto: tem dois ou mais radicais. Ex.: água-de-cheiro, couve-flor, girassol, lança-perfume, pé-de-moleque, cachorro-quente, guarda-chuva...

Concreto: designa seres que existem ou que podem existir por si só.Ex.: casa, cadeira.

Abstrato: designa ideias ou conceitos, cuja existência está vinculada a alguém ou a alguma outra coisa. Ex.: justiça, amor, trabalho, etc.

• Próprio: denota um elemento individual que tenha um nome próprio dentro de um conjunto, sendo grafado sempre com letra maiúscula. Ex.: João, Maria, Bahia, Brasil, Rio de Janeiro, Japão.
Coletivo: um substantivo coletivo designa umnome singular dado a um conjunto de seres.

Comum
é aquele que designa os seres de uma espécie de forma genérica. Por exemplo pedra, computador, cachorro, homem, caderno.





ARTIGO:
O Artigo é uma palavra variável que acompanha os substantivos e tem a função de determiná-lo, indicando-lhe ainda gênero e número. Isoladamente, o artigo não possui nenhum significado.

Podem variar emgênero e número, de acordo com o substantivo ao qual se referem.

Os artigos são classificados como Definidos quando determinam o substantivo de modo particular e preciso, ao passo que são Indefinidos quando determinam o substantivo de forma geral, vaga e imprecisa. Os artigos definidos são as palavras: o, a, os, as. Já os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas.


ADJETIVO:
O Adjetivo éa palavra que atribui características aos seres, objetos, lugares, sentimentos, ações, qualidades etc, ou seja, ao substantivo.

Assim, dizemos que o adjetivo modifica o substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade ou expressando sua aparência, aspecto ou mesmo seu estado. Por exemplo: água fria, sapato grande, carne congelada.

O adjetivo, assim como o substantivo, também pode ser classificadoquanto à sua formação em primitivos ou derivados e simples ou compostos, e variar em gênero, número e grau.

NUMERAL:
O Numeral é a palavra que modifica o substantivo determinando a sua quantidade em números, múltiplos ou fração, ou mesmo a sua ordem em uma determinada sequência. Por exemplo: dois bois, salto triplo, meio quilo, primeiro lugar. Podem ser classificados em numerais cardinais(um, dois, três), ordinais (primeiro, segundo, terceiro), multiplicativos (duplo, triplo, sêxtuplo) e fracionários (meio, terço, onze avos).

Como regra, os numerais são variáveis, mas nem todos os numerais variam em gênero e número. Por exemplo, os numerais cardinais em geral são invariáveis, com exceção de um (uma), dois (duas), e dos terminados em -entos e -ão (quinhentas, milhões)....
tracking img