Artistas naifs brasileiros - chico da silva e djanira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No Brasil, uma série de artistas aparece diretamente ligada à pintura naïf, como: Cardosinho, Luís Soares, Heitor dos Prazeres, José Antônio da Silva, Silva de Leon Chalreo, Ivonlado Veloso de Melo,Isabel de Jesus, Crisaldo de Moraes e muitos outros. Entre eles, ganham maior notoriedade: Chico da Silva e Djanira.

Chico da Silva

Descendente de uma cearense e um índio da Amazônia peruana,viveu até os dez anos de idade na antiga comunidade de Alto Tejo. Em 1934, sua família embarcou para o Ceará, indo morar em Fortaleza. Semi-analfabeto, teve diversas profissões não relacionadas à arte,mas sempre desenhava pelos muros da cidade com carvão e giz. Era autodidata e foi descoberto pelo pintor suíço Jean-Pierre Chabloz, que notou um destes graffitis na praia do Pirambu. Antes de serconhecido, Chico da Silva era chamado pelos moradores de "indiozinho débil mental". Chabloz ensinou-lhe as técnicas do guache e do óleo. Logo passou a expor seus trabalhos na cidade, no Rio de Janeiro ena Suíça. Em 1966 recebeu menção honrosa na XXXIII Bienal de Veneza. Três anos depois, Chabloz cortou relação com Chico, afirmando mais tarde em uma entrevista que estava insatisfeito com aqualidade do artista.

Djanira

Descenedente de austríacos e de índios guaranis, nasceu em São Paulo mas mudou-se logo nos primeiros anos de vida para Santa Catarina, onde teve uma infância de duro trabalhonas lavouras.Quando adolescente voltou à São Paulo, morando em quarto de pensão e trabalhando dez ou até doze horas por dia. Teve tuberculose em grau avançado e precisou ser internada. No hospital,fez seu primeiro dezenho.
Curada, mud ou-se para o Rio de Janeiro e recomeçou sua vida alugando uma pequena casa em Santa Teresa. Passou a alugar quartos e trabalhar como custureira. Fez um curso dedesenho e completou sua formação com aulas de Emeric Marcier e Milton Dacosta, que eram seus hóspedes.
Morou em Nova York entre 1945 e 1947, onde foi influenciada pela pintura de grandes nomes da...
tracking img