Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A leitura na educação infantil requer uma metodologia adequada, pois é nessa fase que as crianças têm que adquirir o hábito e o gosto pela leitura; a interação professor e aluno são primordiais para o desenvolvimento da linguagem positiva da criança. Pois a leitura faz com quer a criança desenvolva o seu cognitivo, e passe a ter um prazer maior e passe a ler com mais frequência,pequenos textos e aprenda a até a superar seus próprios limites e dessa forma se socializar com mais facilidade, já que a leitura é o melhor método para uma boa linguagem e escrita.
A responsabilidade de entender e trabalhar com essas crianças e muito grande por isso deve ser utilizados diversos métodos para chamar a atenção para esse universo de conhecimentos, o professor por si tem que trabalharsempre inovando em jogos, brincadeiras e sempre proporcionar uma roda de leitura com toda a turma, isso vai estimular a criança a ler com mais frequência.
Esse estudo apresenta entrevistas realizadas por meio de questionários com alunos, professores e núcleo gestor da educação infantil IV e V do turno tarde, da escola Criança Esperança, para verificar se os professores incentivam e valorizam aleitura, uma observação feita em sala de aula junto aos alunos por as três integrantes da equipe, procurando averiguar se existe uma valorização nesse sentido de leitura.

METODOLOGIA

Foram realizados entrevistas com alunos, professores e núcleo gestor da educação infantil da escola Criança Esperança situada na cidade de Nova Olinda-Ce. As informações foram colhidas nos dias 14, 17,18 e 19 deOutubro de 2011 no período da tarde por meio de três questionários diferenciados para professores, os alunos, para o núcleo gestor sendo que estas tiveram como leitura as autoras desse artigo e duas fichas de observação diferenciadas para alunos e professores. A amostra foi composta por 30 alunos, sendo 15 alunos do infantil IV e 15 do infantil V, 2 professores ,uma coordenadora pedagógica e umadiretora, perfazendo 100% do corpo docente e discente do infantil IV e V e 100% do núcleo gestor.
O questionário discente procurou saber se as professores levam histórias para a sala de aula, e se elas têm interesse em aprender a ler, buscando descobrir se a escola disponibiliza livros ou outros materiais para a leitura.
Nos questionários docentes procurou-se averiguar como era a valorização eincentivada dentro da sala de aula, quais tipos de matérias são utilizados. No questionário do núcleo gestor procurou-se identificar o que é oferecido aos professores em relação ao material didático e se estar adequado, se há planejamento e formações continuadas, para finalizar foi falando sobre o incentivo que a escola fornece, e os materiais disponíveis para um melhor desempenho da aula.
Nasfichas de observação procuramos averiguar como era trabalhando a leitura e como era dado esse incentivo, o comportamento dos professores e se os alunos se sentiam estimulado e se participavam da aula.

RESULTADOS

Na análise dos questionários notou-se a presença de 15 alunos (100%) do infantil IV e 15 alunos (100%) do infantil V Dentre esses alunos do infantil IV(100%) 8 eram do sexofeminino(53,33%),e 7 eram do sexo masculino (46,67%) ambos responderam a perguntas feitas a través de questionários e lidas por as autoras desse artigo, quando foi perguntado aos alunos do infantil IV quais suas historias preferidas, os resultados foram os seguintes, a bonequinha( 26,67%), arco –iris (20%),a lagartinha(13,33%), a branca de neve(6,67%), a borboletinha (13,33%) e (20%) não lembram dashistórias preferidas e nem das que foram lidas pela professora em sala de aula.com relação ao interesse em aprender a ler 14 alunos (93,33%) afirmaram que adoram e tem a maior vontade, sendo que apenas 1 aluno(6,67%) não respondeu pois possui um distúrbio mental e não consegue falar Direito, buscamos saber se a professora ler sempre histórias, e encontramos os seguintes resultados, 10 alunos (66,67%)...
tracking img