Artigo sobre sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Software livre x Software proprietário
Tatiana Gerhardt Coelho
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense – Campus Sapucaia do Sul
Caixa postal 93.216-120 – Sapucaia do Sul – RS – Brasil
tatiana.gerhardtcoelho@gmail.com
Abstract. This article describes the technical characteristics of Windows und Linux, comparing (with their current versions Windows 7 and Ubuntu12.04) its interfaces (Windows Aero and Unity), system of archives (NTFS and EXT4), directories structure, among others. Being taken in consideration the type of user and finality, were pointed the advantages and disadvantages of each. Nevertheless, it wasn’t pointed the best among them, only were described technical differences basic.
Resumo. Este artigo descreve as características técnicas doWindows e Ubuntu, comparando (com suas versões atuais Windows 7 e Ubuntu 12.04) suas interfaces (Windows Aero e Unity), sistemas de arquivos (NTFS e EXT4), estrutura de diretórios, entre outros. Sendo levado em consideração o tipo de usuário e finalidade, foram apontadas as vantagens e desvantagens de cada um. Apesar disso, não foi apontado o melhor entre eles, apenas foram descritas diferençastécnicas básicas.

Introdução
Neste artigo abordaremos a diferença dos tipos de software (livre e proprietário, usando como exemplo o Windows e Linux), indicando suas características técnicas, finalidades e uso, bem como diferenças de versões de cada um e recomendações de uso. É importante para o usuário/empresa saber qual tipo de software melhor se adequa às suas necessidades de uso e objetivofinal antes de fazer qualquer escolha, e também aos estudantes de informática, que necessitam saber pelo menos a base do modo de uso dos sistemas operacionais citados, utilizando no seu ambiente de trabalho.
Esse tipo de comparação ainda é muito polemico hoje em dia, sendo comentado pelo mundo todo. Com este artigo, estudaremos cada um tecnicamente, e então poderemos ver qual realmente é melhor doque o outro (isso se existe um melhor).

Conceitos/Breve histórico
Sistemas operacionais
Um sistema operacional é responsável por intermediar aplicativos/softwares com hardware. Um conjunto de ferramentas para que o computador possa ser utilizado adequadamente. Um sistema operacional é importante para que o computador realize os processos de modo adequado, gerenciando dispositivos, memórias earquivos. Pode ser um software proprietário ou livre, desenvolvido por empresas diferentes.
Possui vários tipos de sistemas operacionais, com diferentes interfaces (todo sistema operacional possui uma interface feita para o usuário, pela segurança da preservação do sistema e facilidade de acesso), comandos executáveis e programas adequados a cada tipo de SO. Mais resumidamente, o sistemaoperacional é a ligação de hardware e softwares com o usuário, por meio da interface gráfica, que recebe os comandos e realiza dentro do sistema.
Um dos componentes mais importantes nos softwares é o kernel, que seria o seu núcleo, onde gerencia todo o sistema e hardware.
A diferença entre os tipos de software é causada pelo investimento que cada empresa põe sobre eles, como empresa de jogos que émuito pequena ainda para softwares livres, mas que com o tempo essa distancia de qualidade entre um e outro está diminuindo.

Windows
O Windows é o sistema operacional mais conhecido popularmente, por ter uma interface mais facilitada para usuário final, com diferentes versões e preços, sendo um software proprietário. Foi desenvolvido pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen.Começou com um projeto de gerenciador de interfaces em setembro de 1981, sendo considerado um sistema operacional somente em agosto de 1993, na versão “.NT”.
A primeira versão dita Windows é a versão 1.01 lançada em 1985, necessitando de MS-DOS. Continha aplicativos básicos como relógio, calculadora e painel de controle, entre outros.

Figura 1. Interface gráfica do Windows 1.01
As versões...
tracking img