Resumo origem da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Origem da Vida
Agora que já sabemos a provável origem do nosso planeta, outra dúvida que persistia era como teria surgido a vida em nosso planeta. Para responder essa pergunta várias teorias já foram criadas.
Criacionismo: explica o surgimento da vida a partir da vontade de um criador divino
Abiogênese ou Geração Espontânea: aceita até meados do século XIX, afirma que a vida pode ser geradaespontaneamente de matéria bruta, inanimada.
Biogênese: É a teoria aceita pela comunidade cientifica e diz que a vida somente pode ser produzida por outra vida pré-existente;

Provando a Biogênese...
Em meados do século XVII, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração espontânea. Colocou pedaços de carne no interior defrascos, deixando alguns abertos e fechando outros com uma tela. Observou que o material em decomposição atraía moscas, que entravam e saíam ativamente dos frascos abertos.
Depois de algum tempo, notou o surgimento de inúmeros "vermes" deslocando-se sobre a carne e consumindo o alimento disponível. Nos frascos fechados, porém, onde as moscas não tinham acesso à carne em decomposição, esses "vermes"não apareciam. Redi, então, isolou alguns dos vermes, que surgiram no interior dos frascos abertos, observando-lhes o comportamento e observou que depois de um tempo tornavam-se moscas.











Do experimento de Redi é fácil concluir que os "vermes" representam uma etapa do ciclo de vida de uma mosca e que, portanto, originam-se de vida preexistente.
A carne em putrefação nãoconstituía, como supunham os defensores da geração espontânea, uma "fonte de vida" dotada de um "princípio ativo" organizador; a fonte de vida eram seres vivos (moscas) que já existiam.
Este experimento fortaleceu a teoria da Biogênese, porém a Abiogênese ainda era utilizada para explicara origem de micro-organismos.
Foi somente em meados do século XIX que o cientista francês Louis Pasteur refutou devez a teoria da abiogênese (idéia de geração espontânea), com uma série de experimentos controlados.

1. Pasteur colocou caldo de carne em dois frascos de vidro com gargalo em forma de S e ferveu os dois caldos.
2. Após esfriamento do caldo ele quebrou o gargalo e S de um dos frascos permitindo assim que os micro-organismos entrassem com o ar e crescessem no caldo.
3. No segundo frasco ogargalo e S foi mantido fazendo com que os micro-organismos e a poeira permanecessem retidos na curvatura do gargalo. Assim o ar chegava ao interior do frasco, mas não surgiram novos organismos no caldo.

Pasteur concluiu por meio deste experimento que os micro-organismos estavam presentes no ar, mas, se os isolasse, eles não surgiriam espontaneamente no caldo de carne.
Tendo a teoria daabiogênese caído, surgiu uma nova questão: se vida surge de outra pré-existente como teria surgido o primeiro ser vivo?
Existem três linhas de pensamento para explicar a origem da vida na Terra:
• A vida é consequência do planejamento inteligente de um criador (criacionismo)
• A vida na Terra surgiu a partir de esporos de bactérias que teriam vindo do espaço grudados em um cometa ou meteorito (panspermiacósmica)
• A vida é consequência da evolução gradual de um sistema químico (Evolução Química)

A teoria da Evolução Química ou Teoria Pré-Biótica foi proposta por Oparin e dizia que os primeiro seres vivos teriam surgido na água a partir da combinação de substâncias que eram abundantes na atmosfera primitiva, como a amônia (NH3), Gás Hidrogênio (H2), Metano (CH4) e vapor d’água. Estescomponentes se combinaram, graças as descargas elétricas e formaram estruturas orgânicas simples, como os aminoácidos, que por sua vez formaram estruturas mais complexas, como as proteínas e que foram arrastadas para os mares primitivos.
No mar essas estruturas protéicas se organizaram formando os coacervados, moléculas de proteínas envolvidas por uma película de água. Os coacervados originaram os...