Artigo sobre sensores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1819 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sensor óptico DE BARREIRA

Bruna Oliveira Freitas
Faculdade Integrada do Noroeste de Minas

Resumo - O foco desse trabalho será o estudo do princípio de funcionamento, vantagens e desvantagens do sensor óptico de barreira que possui como característica importante a detecção de objetos metálicos ou não metálicos, que interrompem seu feixe de luz.
Palavra-Chave: Fototransistor, fotodiodo.ABSTRACT -. ABSTRACT - The focus of this work is to study the working principle, advantages and disadvantages of optical sensor barrier that has a characteristic important to detect metallic or non-metallic objects that interrupt your light beam.
Keyword: Phototransistor, photodiode.

INTRODUÇÃO
Em tempo passados os processos de controle eram manuais, atualmente com os constantes avançostecnológicos há uma automatização de todo processo de produção. Na indústria moderna esse avanço aconteceu com a substituição de trabalhos manuais por processos automatizados utilizando sensores como uma ferramenta indispensável.
Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportaçãodo café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra usada nestas fábricas era, na maioria, formada por imigrantes italianos.
Durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a indústria brasileira ganhou um grande impulso. Vargas teve como objetivo principalefetivar a industrialização do país, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa. Com leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, medidas protecionistas e investimentos em infra-estrutura, a indústria nacional cresceu significativamente nas décadas de 1930-40. Porém, este desenvolvimento continuou restrito aos grandes centros urbanos daregião sudeste, provocando uma grande disparidade regional.

Durante este período, a indústria também se beneficiou com o final da Segunda Guerra Mundial (1939-45), pois, os países europeus, estavam com suas indústrias arrasadas, necessitando importar produtos industrializados de outros países, entre eles o Brasil.

Com a criação da Petrobrás (1953), ocorreu um grandedesenvolvimento das indústrias ligadas à produção de gêneros derivados do petróleo(borracha sintética, tintas, plásticos, fertilizantes, etc).
Os sensores são dispositivos que captam movimentos e ações dos objetos, convertendo esse mensurado físico em um sinal óptico ou elétrico, de maneira que possa ser processado ou transmitido.
Durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 -1960) o desenvolvimentoindustrial brasileiro ganhou novos rumos e feições. JK abriu a economia para o capital internacional, atraindo indústrias multinacionais. Foi durante este período que ocorreu a instalação de montadoras de veículos internacionais (Ford, General Motors, Volkswagen e Willys) em território brasileiro.
Nas décadas 70, 80 e 90, a industrialização do Brasil continuou a crescer, embora, em alguns momentos decrise econômica, ela tenha estagnado. Atualmente o Brasil possui uma boa base industrial, produzindo diversos produtos como, por exemplo, automóveis, máquinas, roupas, aviões, equipamentos, produtos alimentícios industrializados, eletrodomésticos, etc. Apesar disso, a indústria nacional ainda é dependente, em alguns setores, (informática, por exemplo) de tecnologia externa.
CONCEITO DE ÓTICAA óptica é um ramo da Física que estuda a luz ou, mais amplamente, a radiação eletromagnética, visível ou não. A óptica explica os fenômenos de reflexão, refração e difração, a interação entre a luz e o meio, entre outras coisas.
Geralmente, a disciplina estuda fenômenos envolvendo a luz visível, infravermelha, e ultravioleta; entretanto, uma vez que a luz é uma onda eletromagnética, fenômenos...
tracking img