Artigo sobre sensores

Sensor óptico DE BARREIRA

Bruna Oliveira Freitas
Faculdade Integrada do Noroeste de Minas

Resumo - O foco desse trabalho será o estudo do princípio de funcionamento, vantagens e desvantagensdo sensor óptico de barreira que possui como característica importante a detecção de objetos metálicos ou não metálicos, que interrompem seu feixe de luz.
Palavra-Chave: Fototransistor, fotodiodo.ABSTRACT -. ABSTRACT - The focus of this work is to study the working principle, advantages and disadvantages of optical sensor barrier that has a characteristic important to detect metallic ornon-metallic objects that interrupt your light beam.
Keyword: Phototransistor, photodiode.

INTRODUÇÃO
Em tempo passados os processos de controle eram manuais, atualmente com os constantes avançostecnológicos há uma automatização de todo processo de produção. Na indústria moderna esse avanço aconteceu com a substituição de trabalhos manuais por processos automatizados utilizando sensores como umaferramenta indispensável.
Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportaçãodo café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra usada nestas fábricasera, na maioria, formada por imigrantes italianos.
Durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a indústria brasileira ganhou um grande impulso. Vargas teve como objetivo principalefetivar a industrialização do país, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa. Com leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, medidasprotecionistas e investimentos em infra-estrutura, a indústria nacional cresceu significativamente nas décadas de 1930-40. Porém, este desenvolvimento continuou restrito aos grandes centros...
tracking img