0013679321457

1075 palavras 5 páginas
SENSOR PIEZOELÉTRICO

RESUMO

Esta trabalho contem visa algumas informações sobre sensores piezelétricos, informando como eles funcionam, quais suas principais aplicações, vantagens e desvantagens do sua utilização.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 APRESENTAÇÃO 6

2.1. Sensores Piezoelétricos 6

2.2. Atuadores Piezoelétricos 7

2.3. Vantagens 7

2.4. Desvantagens 7

3 CONCLUSÃO 8

4 REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

O material tem propriedade piezoelétrica quando aplicamos uma força em sua superfície e observamos a formação de cargas elétricas no seu interior. Podendo, essa eletricidade, aparecer na superfície do material.

[pic]

Figura 1 – Efeito piezoelétrico

Fonte: http://www.fem.unicamp.br/~instmed/Pressao_Curso_Ford_Unicamp.pdf

Estas propriedades serão utilizadas na fabricação de sensores tipo piezoeléticos. É um fenômeno que foi descoberto a mais de cem anos pelos irmãos Pierre e Jacques Curie. Sua primeira aplicação foi observada na fabricação de sonares utilizados na primeira guerra. Os materiais utilizados na fabricação desses sensores são o cristal de quartzo, o sal de rochelle, o ADP (Amônia Dihidrogenada de fosfato) e o titanto de bário. Propriedades, estas, que são observadas em grande parte dos cristais, cerâmicas e polímeros.

2. APRESENTAÇÃO

A criação de transdutores eletromecânicos foi possível devido ao efeito piezoelétrico direto e inverso. Quando são utilizados de forma passiva (direta) são chamados de sensores, e quando são utilizados de forma ativa (inversa) são chamados de atuadores. Esses transdutores conseguem converter a energia mecânica em elétrica e energia elétrica em mecânica.

[pic]

Figura 2 – Representação da conversão de energia no efeito piezoelétrico

Relacionados