Medidores de temperatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEDIDORES DE TEMPERATURA

CAPÍTULO 3 - TRANSDUTORES DE TEMPERATURA


Originalmente as aulas era esplanadas apenas pelo Capítulo 3 do livro de Wernek mas, ao longo do tempo, notei a necessidade de expandir através desse texto com as fotos.
3.1 Termômetro de Ar. Não tem importância na instrumentação eletrônica, é apenas comentado como uma curiosidade histórica.
3.2 Par bimetálico de torção;Formado por dois metais com coeficiente de dilatação térmica diferente, este assunto é estudado no segundo grau. Nessa disciplina é visto como um transdutor de temperatura para posição, utilizados para acionamento mecânicos (movimento).
3.3 Pirômetros ópticos; Muito usado antigamente na indústria siderúrgica quando se desejava medir altas temperaturas. Seu principio de funcionamento, entretanto,está se tornando popular com o uso de sensores que trabalham nas faixas de infravermelho, conhecidos como termômetro infravermelho, permitindo uma grande gama de aplicações. No site indicado a seguir há vários desses termômetros disponíveis para a venda, entre eles o mostrado na figura abaixo (www.fluke.com)
[pic]
Felipe Ferreira de Oliveira – Pirômetro (Apresentações 2007_2)
Comentários sobreo trabalho de Hudson da Silva Resende na Coteminas















Descrição do Problema: Barramento de Entrada fase R, mostrado a esquerda, manutenção Imediata
Problema solucionado: Trocados terminais de conexão, limpado e reapertando, mostrado a direita.



























Após as leituras, as imagens térmicas (Termogramas)armazenadas no termovisor são transferidas para o computador, e gerenciadas com programa Fluke Inside software versão 3.11, no qual está sendo atualizada para a versão mais nova Inside 4.0, pode ser visto na figura 10.


3.4 Transdutores resistivos: São usados quando o sensor responde, em função do ente físico, através da variação de sua resistência. Neste capítulo, todos são sensores de temperatura.Comercialmente esses sensores são também designados por:
NTC ( coeficiente de temperatura negativo) quando a resistência diminui com aumento da temperatura, ou PTC ( coeficiente de temperatura positivo ) quando a resistência aumenta com o aumento da temperatura.

3.4.1 RTD (resistence temperature detector , detector de temperatura resistivo). Esse tipo de sensor, principalmente os que sãofabricados com platina, possui uma boa linearidade permitindo seu uso em instrumento com boa exatidão, como desvantagens são relativamente caros. Normalmente são comercializados como Pt seguido do número que representa a sua resistência a zero grau. Mais informações pode ser conseguidas no site abaixo de onde foi retirada a figura, como por exemplo os sensores Pt100, Pt500 e Pt1000(http://www.arquimedes.tv/sens/sensor_Pt100.htm)
|Fig. Do Pt100 de platina |[pic] |


Anara Crystine C. de Oliveira –Termômetro de Resistência (Apresentações 2007_2) (Pt1000)
Jose Antônio Gama Júnior – Controle de temperatura de água usando uma fonte chaveada (Apresentações 2007_2 ) ( Pt 100 )

Trabalho desenvolvido noCTGAS
3.4.2 Termistores. 4.4.3 Características de termistores. A equação do comportamento. A resistência a potência zero. O coeficiente de temperatura. Temperatura máxima de operação. Constante de dissipação térmica. Constante de tempo térmica. Gráficos relacionando resistências, tensões, correntes e potências dos termistores. 3.4.4 Tipos de termistores: Tipo conta, ponta de prova de vidro,discos,arruelas, barras etc. ; 3.4.5 Aplicações de termistores: Medir temperatura, na ponte de Wheatstone, controle de relés, medidor de velocidade de líquidos etc. ( pode estudar sobre termistores no livro “Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos” de Robert Boylestad nas pág. 778 em diante),(consultar o manual de Termistores da Siemens no Laboratório de Eletrônica). Como construir um altímetro...
tracking img