Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anfíbios
Introdução
Foram os primeiros vertebrados a viver no ambiente terrestre, embora dependam bastante da água. Surgiram na terra no periodo Devoniano, à cerca de 350 milhões de anos.Compreendem atualmente representantes como sapos, rãs, pererecas, salamandras, cecílias e tritões.
São considerados vertebrados de trasição, pois passam uma parte de sua vida no meio aquático e outra nomeio terrestre. (por isso o nome Anfíbios, que significa vida dupla)
Características gerais:
Revestimento
Apresentam uma pele fina e nua, com glândulas de muco que secretam um material viscoso nasuperfície da pele. Sua pele também é ricamente vascularizada, características relacionadas a sua permeabilidade e a não existência desses animais em ambientes marinhos.
Alguns anfíbios possui acapacidade de se modificar, sendo uma forma de camuflagem, pela qual o animal imita o ambiente passando despercebido. Além disso, também inflam o corpo e se fingem de mortos.
Sistema digestório
Possuemsistema digestório completo, com fígado, pâncreas, intestino delgado e grosso, terminando em cloaca, por onde se elimina as fezes. Algumas rãs e salamandras formam pequenos dentes.
A lingua dessesanimais presa na extremidade anterior da boca se mantém dobrada sobre si mesma e é liberada em menos de um segundo para capturar suas presas.
Sistema Respirátorio
Na fase larval apresentamrespiração branquial. Na adulta a é respiração pulmonar, cultânea e em menor escala, a buco-faríngia. A respiração cutânea na fase adulta compensa o pequeno tamanho dos pulmões.
Possuem coanas quepermitem a entrada e saída de ar mesmo com a boca fechada. Isso faz com que o ar chegue até as mucosas da boca e faringe. Assim a oxigenação do sangue ocorre nos vasos sanguíneos dessa região.
SistemaCirculatório
O coração mostra três cavidades: dois átrios e um ventrículo. A circulação é fechada, dupla e imcompleta.
REPRODUÇÃO Metamorfose
Na época da reprodução, eles retornam ao ambiente...
tracking img