Artigo sobre existencialismo e fenomenologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Existencialismo e Fenomenologia
Dois paradigmas diferentes, um se funde em uma rica e completa filosofia, outro, um pensamento metodológico a respeito da consciência humana.
O Existencialismosurgiu na época contemporânea, difundindo-se como um pensamento mais aprofundado a respeito do homem, tomando como base a existência desse ser para sua análise. Uma filosofia pura e livre deessencialismos da concepção tradicional da sociedade, sendo esta laica ou religiosa.
Para os existencialistas, a existência teria prioridade sobre a essência humana, sendo que independente de qualquerpredefinição estabelecida sobre seu ser, o homem existe. Para o existencialismo, a vida seria uma constante aquisição gradual de conhecimento sobre a existência do ser, assim, que o homem ao ser criado não tenhaum propósito determinado, mas que construa um em sua caminhada existencial.
A Fenomenologia é a meditação sobre o conhecimento, acreditando que aquilo que é dado à consciência é o fenômeno, o objetode conhecimento imediato. A fenomenologia para Husserl só pode ser intendida quando intencional, ou seja, não está fechada em si mesma, seria um método de percepção do mundo e seus objetos. Sendo,portanto uma filosofia daquilo que se mostra por si mesmo, toda intuição primordial será fonte legítima de conhecimento, anterior a toda crença e juízo desprezando todo e qualquer pressuposto que partedo senso comum, mundo natural, proposição científica ou experiência psicológica. Esta é uma ciência subjetiva que estuda o fenômeno, sendo tudo aquilo que se revela, separa o sujeito do objeto para queo sujeito passe a estudar o objeto como fenômeno e alcance a intuição das essências, também partindo do princípio da redução fenomenológica.
O que trazem em comum?
Originou-se então uma correntefilosófica influenciada pela fenomenologia e o existencialismo, reunindo as sínteses dos pensamentos desses filósofos criando postulados importantes como, o ser humano intitulado como indivíduo e...
tracking img