TEORIA EXISTENCIAL HUMANISTA ATPS ETAPA 1

1083 palavras 5 páginas
TEORIA EXISTENCIAL HUMANISTA ATPS ETAPA 1

As principais ideias do autor

Em um primeiro momento precisamos definir que é fenomenologia, esta que segundo o filósofo E. Husserl esta designa uma ciência, uma conexão de disciplinas cientifica, designa um método, uma atitude intelectual, estes especificamente filosóficos.
A Fenomenologia nasceu como forma de acesso e conhecimento do mundo, sendo que este movimento reúne vários pensadores que procuram conhecer seu objeto de estudo a partir de uma nova atitude fenomenológica.
Historicamente o movimento fenomenológico está ligado diretamente a três nomes especificamente: Franz Brentano, Karl Stumpf e Edmund Husserl. Mas foi Husserl que na década de 1910 começou a fazer seguidores. Este que teve sua vida intelectual originada na matemática, o que fez se aproximar da filosofia e na Astronomia, acreditava encontrar as “respostas” que necessitava.
Husserl nomeou posteriormente a “ciência Eidética”, uma apaixonada busca pela exatidão.
O primeiro movimento de Husserl é a crítica do Psicologismo, realizada nas investigações lógicas, sendo que destacou entre a necessidade de explicar a natureza e compreender a vida psíquica. Husserl acredita que não é da Filosofia que deve partir o impulso da investigação, mas sim das coisas e dos problemas. Ele queria separar o pensar do que é pensado, uma análise das coisas como elas são. A recomendação de Husserl é que o ponto de partida sejam os fenômenos, pois é aquilo que é manifesto e a consciência é sempre consciência intencional, pois segundo ele aqui temos o principio dos princípios , “tudo que nos é oferecido originalmente na intuição deve ser tomado como ela se dá, e dentro dos limites que se dá”. A intenção é a observação e exploração do que é manifesto.
Essa busca conduz Husserl à redução fenomenológica que expressa que não devemos partir das “verdades” estabelecidas, não usando como ponto de partidas. Colocar fora de partida a “atitude natural” que se caracteriza por considerar

Relacionados

  • Apts
    20020 palavras | 81 páginas
  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas
  • Curso de acupuntura
    181834 palavras | 728 páginas