Teorias Hexistenciais Humanistas 1 Etapa 1 E 2

2227 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos as ideias para a Psicologia existencial, como surgiu a fenomenologia, e o existencialismo.
E as principais contribuições de Jean Paul- Sartre Sartre, como o seu método biográfico tem a contribuir para que a psicologia supere a dicotomia.

FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO: ARTICULANDO NEXOS, CONTURANDO SENTIDOS.

Primeiramente, entende-se por Fenomenologia, uma ciência de conexões científicas, ao mesmo tempo designa uma atitude intelectual, especificamente filosófico.
O movimento fenomenológico surgiu pelo precursor de Spiegelberg (1976), Edmund Husserl (1859 – 1938), para o seu conhecimento em si de maneira bem árdua. Sendo a partir deste ponto, o surgimento da Fenomenologia, construindo um movimento fenomenológico oriundo de pensadores de várias outras regiões que se interessam em tomam como objeto de estudo a ‘atitude fenomenológica’.
A ‘atitude fenomenológica’ constrói um dos princípios fundamentais desta prática Fenomenológica, que seria de unir quanto mais pensadores fossem possíveis para o grande estudo do ser, e não somente se reunirem para discutirem o estudo do objeto.
São três os nomes que compuseram esta história, e eles são: Franz Brentano, Karl Stumpf e Edmund Husserl. Este último fez nascer este movimento, com o tempo foram surgindo vários outros seguidores em todo o mundo.
Bentrano dedicou-se exclusivamente para a filosofia, partindo de uma ideia que fosse capaz de criar uma fundamentação que sustentasse, de uma certa forma, as outras ciências. Esta consciência de Bentrano juntamente com as influências de Wilhelm Dilthey que Husserl começa uma jornada na qual a nomeia de ‘Ciência Eidética’. Sua obra até hoje não foi publicada completamente, uns dizem ter 30 mil páginas e outras fontes dizem ter 40 mil.
O conhecimento fundamental adquire um estudo concreto, onde alimenta a possibilidade de tornar-se acessível através dos atos intencionais da consciência e seu modo de se relacionar com o mundo.

Relacionados