Roteiro solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro da Aula Prática de Solos Tropicais com o mapa de solos

Plintossolo em Livramento

1 – A vegetação graminóide é natural ou plantada? 2 – Quais são os fatores que fazem com que a vegetação seja graminóide e não arbórea? 3 – Seria nesse caso temperaturas muito baixas, como nos campos andinos ou nas estepes? 4 – Seria a deficiência de água, como nas pradarias? 5 – Seria deficiência denutrientes, como nos campos limpos do Planalto Central? 6 – Seria deficiência de oxigênio? Ou, na sua opinião, seria uma combinação de limitações? 7 – Qual a razão das árvores tenderem a ocorrer juntas, em grupamentos? 8 – Na sua opinião o ambiente, onde estão as árvores, difere em que, relativamente ao que ocorre às pastagens? 9 – Repare nos montes de terra que foram tirados dos empréstimos, hojecheios de água. A vegetação nesses montes está ficando diferente da que existiria antes? 10 – Qual é a limitação que ficou reduzida no montículo?

11 – E se algum animal fizesse um montículo que limitação estaria sendo reduzida no montículo? 12 – Se esse animal fosse sensível também a deficiência de oxigênio, ele tenderia a fazer os montículos nos lugares da melhor ou pior drenagem? 13 – O queaconteceria com as pastagens naturais se houvesse um grande trabalho de drenagem, por exemplo, pela feitura de drenos? 14 – Se houver alguns anos com precipitações reduzidas a tendência do material arbóreo é se expandir ou se reduzir? 15 – E se as precipitações se tornarem escassas por um período maior? 16 – Nesse caso, de precipitações menores, qual é o fator que está reduzindo a expansão domaterial arbóreo? 17 – Existe alguma camada impermeável, em profundidade? 18 – O que acontece com o lençol freático, é estável ou flutua bastante? 19 – Esse é um ambiente que favorece a formação de hematita junto ou afastado das fraturas e canaletas?

20 – Por que será que, freqüentemente, as plantas tolerantes à deficiência de oxigênio o são também à deficiência de água? 21 – A flutuação do lençolfreático elevado prejudica o crescimento de raízes?

22 – O abaixamento rápido do lençol freático pode tornar o sistema mais deficiente em água?

Plintossolos Pétricos da Depressão Cuiabana

1 – A erosão natural está concordante ou discordante (não paralela) com a inclinação das camadas das rochas pelíticas? 2 – Para que isso aconteça quais devem ter sido mais acentuadas, no passado, asforças de aplainamento ou as de degradação (acidentado) do relevo? 3 – Qual é a indicação de que a rocha de origem é metapelítica e não simplesmente pelítica? 4 – Qual é a evidência de que houve metamorfismo na antiga rocha pelítica? 5 – Na sua opinião, considerando a mesma composição química, a vegetação seria melhor ou pior do que a atual se a rocha fosse simplesmente pelítica (sedimentar)? 6 – Qualdas rochas pelíticas ou metapelíticas tenderia a favorecer maior expressividade relativa da vegetação arbórea? 7 – Qual o inconveniente de se usar esse solo para cultura de grãos? 8 – Ele lhe parece muito adequado para pastagens?

9 – Qual será a razão para o fato das poucas árvores se apresentarem relativamente vigorosas, mas tipicamente afastadas uma das outras? 10 – Seria competição pornutrientes? 11 – Qual nutriente deve ser mais limitante nesse ecossistema? 12 – Seria deficiência de água? 13 – As plantas existentes parecem ser particularmente dotadas de aspectos xerofíticos? 14 – As sementes que venham a cair em qualquer cm2 de superfície do terreno tem iguais chances de germinar e crescer? 15 – Existirão alguns microsítios mais apropriados a estes processos? 16 – A vocaçãonatural dessa área como um todo é para material arbóreo ou graminóide? 17 – O que você espera a respeito da densidade e perenidade dos rios? 18 – E as enchentes serão catastróficas? 19 – Que nutrientes deve ser potencialmente mais abundante nesses solos? 20 – Qual é um dos minerais filossilicatados mais comuns nas rochas pelíticas?

21- Qual é o mineral responsável pela cor vermelha da rocha...
tracking img