Artigo sobre cmmi 1.3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Arthur Maria do Valle, Sheila Fucase, André Pinho, Renato Chaves Vasques 1

CMMI® versão 1.3
Quais são as mudanças frente à versão 1.2 e qual é o impacto nos programas de melhoria de processos?
O SEI – Software Engineering Institute, instituto de pesquisa norte-americano de grande prestígio na área de tecnologia da informação e administrador do CMMI e seus produtos e serviços, vêm anunciandonos últimos meses a chegada ao mercado da versão 1.3 do referido modelo, prevista para o novembro de 2010. Com isso, organizações do mundo inteiro que estão implementando programas de melhoria de processos baseados na versão 1.2 do CMMI, seja ele o DEV (desenvolvimento), o SVC (serviços) ou o ACQ (aquisição), necessitam iniciar seu planejamento no sentido de efetuar as alterações necessárias paraadaptação à nova versão do popular modelo de melhores práticas (ver tabela abaixo).

CMMI - O “Capability Maturity Model Integration” é um modelo desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI) que integra as melhores práticas no campo da engenharia de sistemas e de software. Ele é o pioneiro e atualmente um dos mais utilizados modelos de melhores práticas no segmento de tecnologia. OCMMI é estruturado por meio de um conjunto de áreas de processos relativas a várias disciplinas (gestão de processos, gestão de projetos, etc.) distribuídas ao longo de cinco níveis de maturidade. A intenção do modelo é aumentar a maturidade das organizações por meio do aumento da capacidade individual e coletiva dos processos (áreas de processos) localizados em cada nível de maturidade. (Fig. 1).Desde a versão 1.2 o CMMI é composto de 3 constelações (i.e aplicações): CMMI-DEV (for Development), CMMI-SVC (for Services) e CMMI-ACQ (for Acquisition).

1 INTEGRATED SYSTEM DIAGNOSTICS BRASIL (ISD BRASIL) – (11) 3818-8989 – INFO@ISDBRASIL.COM.BR

55

Foco Contínuo na Melhoria dos Processos

Otimização Quantitativamente Gerenciado Definido

44

Processos são medidos e controladosProcessos são caracterizados para Organização e são proativos Processos são caracterizados por Projeto e as ações são freqüentemente reativas Processos são imprevisíveis, pouco controlados e reativos

33

22

Gerenciado

11

Inicial

Fig. 1 – Os cinco níveis de maturidade do CMMI

A Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil), subsidiária da ISD Inc, um dos maiores parceiros do SEIem número de credenciais no mundo, seguindo sua política e seus valores de levar não somente a informação ao mercado, mas também prover uma apropriada análise e consequente conjunto de recomendações, preparou este artigo para que o mercado brasileiro envolvido com melhoria de processos possa planejar sua transição entre as versões do CMMI de maneira a minimizar quaisquer impactos possíveis eainda usufruir dos eventuais benefícios da nova versão do modelo.

2 INTEGRATED SYSTEM DIAGNOSTICS BRASIL (ISD BRASIL) – (11) 3818-8989 – INFO@ISDBRASIL.COM.BR

O Calendário da Mudança (previsão do SEI)
Da mesma maneira que ocorreu na publicação da versão anterior, existirá um período de aproximadamente um ano no qual as duas versões, v1.2 e v1.3, coexistirão. Também como aconteceu na publicaçãoda versão anterior, haverá um treinamento de atualização para a v1.3. Tal treinamento será necessário para membros da equipe de avaliação que queiram participar de uma avaliação de alta maturidade (onde estão as principais mudanças) e para todos os instrutores e avaliadores.  01 de Novembro de 2010 - data prevista para a publicação oficial da versão 1.3 dos modelos CMMI® DEV, SVC e ACQ. A partirdeste momento se dará início à descontinuidade da versão 1.2. 01 de Dezembro de 2010 – data inicial para planejamento de eventuais avaliações na versão 1.3 do CMMI® utilizando-se a ainda versão 1.2 do método SCAMPI. 01 de Janeiro de 2011 – data inicial para a condução de eventuais avaliações na versão 1.3 do CMMI® utilizando-se ainda a versão 1.2 do método SCAMPI. OBS: Avaliações classe A (i.e...
tracking img