Hidreletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
BARBIERI, Alex. Projeto de uma Micro Central Hidrelétrica para uma Propriedade Rural. 2005, 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Bacharelado em Engenharia Agrícola). Curso de Engenharia Agrícola, Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA.
Sistemas de produção de energia através de pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s) são alternativas para comunidades ruraisdesprovidas ou com baixa oferta de energia elétrica. Por serem os empreendedores de (PCH’s) produtores independentes, cujo negócio principal não está voltado à geração de energia, por conseguinte, não dispõe de quadro de pessoal especializado capaz de criar um projeto nesta área. Com isso, há a necessidade de um trabalho que envolva a implantação de PCH’s nessas comunidades, enfocando a potencialidade dolocal, viabilidade técnica do projeto de engenharia, estudos ambientais e viabilidade econômica. O presente trabalho propõe o dimensionamento de uma PCH, a ser instalada na fazenda Nova Esperança, apresentando um método simples e prático de dimensionamento dos seus componentes, como (tomada d’água, canal de adução, câmara de carga, tubulação forçada, casa de máquinas, turbina e gerador),licenciamento ambiental e análise econômica. Os resultados obtidos mostram que a implantação da PCH na fazenda Nova Esperança é viável tecnicamente e economicamente. O excedente gerado será comercializado no mercado livre de energia ou na CELPA.
Palavras Chaves:
Introdução
Mais de 12 milhões de brasileiros não têm acesso à energia elétrica, o que equivale à soma da população dos estados do Piauí, MatoGrosso do Sul, Amazonas e Distrito Federal. Desses, mais de 10 milhões vive no meio rural segundo TIAGO,
No Brasil, a exclusão elétrica predomina em áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e entre famílias de baixa renda. Percentualmente, o maior número de pessoas que não tem acesso à energia elétrica no meio rural reside na região Norte, face às dimensões da região, dificuldade deutilização de rede de transmissão e pelo alto índice de pulverização das comunidades.
Os empreendedores de pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s), são geralmente Produtores independentes, ou Autoprodutores de energia elétrica, cujo negocio principal não está voltado à geração de energia elétrica, por conseguinte, não dispõe de quadro de pessoal especializados, capaz de conduzir o processo deelaboração e realização de um projeto.
As legislações de diversos órgãos Federais, Estaduais e Municipais, especialmente relacionados ao meio ambiente, devem ser pesquisadas sistematicamente, buscando dentre elas quais estão abordando a construção e operação de PCH’s.
Com isso, há a necessidade de trabalhos que tratem por completo a implantação de PCH’s, enfocando a potencialidade do local,viabilidade técnica, projeto de engenharia, estudos ambientais e viabilidade econômica, escopo deste trabalho.
OBJETIVOS
Os objetivos são divididos em gerais e específicos:
• Identificar critérios para avaliação do potencial local de geração de energia;
• Dimensionar projeto de engenharia, utilizando materiais e equipamentos comerciais;
• Elaborar o projeto arquitetônico da PCH;
• Apresentartipos de turbinas hidráulicas para geração de energia e fazer a seleção para este caso;
• Avaliar técnica e economicamente o projeto de implantação da PCH.
REVISAO DE LITERATURA
O processo de geração de energia elétrica é bastante amplo e complexo, envolvendo vários campos de engenharia. Através de estudos geológicos é possível detectar na natureza locais que forneçam condições para aimplantação de uma usina hidrelétrica (ABGE, 1998).
Uma usina hidrelétrica, dependendo do local de sua instalação, poderá aproveitar a energia sob as formas de vazão e queda. As usinas de vazão são instaladas em pontos de grandes fluxo e velocidade, possuindo pequena variação no reservatório e sem grandes extensões inundadas, visto não haver necessidade de acúmulo. As usinas de reservatório aproveitam...
tracking img