Artigo estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION



Marília Ferreira Cordeiro

Maristela Rupel

















ARTIGO ESTATÍSTICA















CURITIBA

2012


INSTITUTO SUPERIORIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION



Marília Ferreira Cordeiro

Maristela Rupel















ARTIGO ESTATÍSTICATrabalho apresentado à disciplina de Estatística como requisito parcial de aprovação.
Orientadora: Professora Ana Carolina Tonetto.































CURITIBA

2012






RESUMO:



O presente artigo trata de questões relacionadas com o conhecimento adquirido dentro da disciplina deEstatística aplicada à Educação dentro do curso de pedagogia. Apresenta uma descrição sobre os conteúdos que serviram de apoio ás aulas, especificando e organização o que foi abordando dentro da disciplina de estatística. Temas como: Conceito e importância da estatística, pesquisa, interpretação e representação de dados, conhecimento da leitura de gráficos e autores como Jefferson Biajone.


1Introdução

A estatística é um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento. É objetivo da Estatística, extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam. A estatística originou-se com a coleta e construção detabelas de dados para o governo, a situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos aspectos da estatística.
Uma noção fundamental em Estatística é a de conjunto ou agregado, conceito para o qual se usam, indiferentemente, os termos População ou Universo. Em Estatística, amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População. É um conjuntoconstituído de indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou uma área importante em muitas aplicações estatísticas, é a da Tecnologia de amostragem.
A estatística trabalha com dados,estuda técnicas de planejamento de pesquisa para possibilitar inferênciassobre um universo a partir do estudo de uma pequena parte de seus componentes chamada de amostra.
A amostra envolve antecedentes que dizem respeito às características do evento estudado, dos fatores que exerçam influência sobre este evento e da análise que se pretenda fazer. Portanto, antes de definir o tamanho da amostra, o pesquisador deverá ocupar-se das definições de um planejamentoamostral, cujas características serão particulares para cada estudo.
Um plano amostral deve em primeiro lugar reconhecer o universo a que se refere o estudo, a população que será estudada e a unidade amostral (o objeto sobre o qual se fará medidas do evento de interesse no estudo).
Algumas estratégias de amostragem são usadas conforme o tipo da pesquisa, na amostragem aleatória simplescada elemento da população tem a mesma chance de ser escolhido. Na amostragem estratificada a população é dividida em estratos e em seguida é selecionada uma amostra aleatória de cada estrato. Esta estratégia geralmente é aplicada quando o evento estudado numa população tem características distintas para diferentes categorias que dividem esta população.
Na amostragem aleatória porconglomerados a população é dividida em subpopulações distintas (conglomerados). Alguns dos conglomerados são selecionados segundo a amostragem aleatória simples e são observadas todas as unidades dos conglomerados selecionados.
A estratégia de amostragem por estágios múltiplos pode ser vista como uma combinação de dois ou mais planos amostrais.
A amostragem sistemática deve obedecer ao...
tracking img