Cildo meireles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cildo Meireles

Um dos principais colaboradores do Neoconcretismo, movimento que rompeu em diversos aspectos com os paradigmas da arte e possibilitou o artista a pensar a arte em termos que nao selimitassem ao visual, ou seja, suas obras nao sao feitas para serem vistas e sim sentindas.

Cildo busca explorar os limites da representação, se valendo muitas vezes de materiais cotidianos, poremimpregnados de valores simbólicos (fósforo, coca, moedas)- conceito de ready-made, duchamp. E utiliza destes materiais para realizar criticas de cunho político-social, como em " Insercoes emcircuitos ideológicos" de 1970, em plena ditadura militar, o artista pega garrafas de cocacola, escreve mensagens anti imperialismo norte americano (yankees go home) e as coloca de volta em circulação nomercado. A ideia nasceu da necessidade de criar um sistema de troca de informações que nao dependesse de qualquer tipo de controle centralizado, uma critica anónima que vai ate você.

Cildo Meirelespossui uma galeria que leva seu nome em inhotim que abriga 3 de seus mais famosos trabalhos :
Desvio para o vermelho (67)
É a obra mais visitada em Inhotim. Consiste em três ambientes articulados entresi - impregnação, Entorno e Desvio
Impregnacao: um "cómodo" indefinido monocromático,grande excitacao sensorial, lembrancas
Entorno: pequena garrafa derramando uma enorme quantidade de liquidovermelho em direcao a um corredor escuro
Desvio: uma pia suspensa jorrando liquido vermelho

o espaço de Cildo forma uma casa de lembranças. Lembranças dos tempos da Ditadura, da repressão dos anos 70,uma época que vermelho significava libertação, fúria e renovação. Mas apesar das inúmeras metáforas e associações possíveis, a instalacao é um mais um trabalho sobre a questão cromática do que sobrepolítica.
Atraves
Glove Trotter

Em Glove Trotter, Cildo Meireles lida com questões clássicas da escultura: volume, peso e gravidade. Porém estas questões se desdobram para noções de contexto...
tracking img