Cildo Meireles E Contr FILE

1622 palavras 7 páginas
O trabalho de Cildo Meireles é um vetor de oposição no campo das contradições do capitalismo. Suas Inserções em circuitos ideológicos (1970-1975), uma fusão entre conceitualismo insurgente e ativismo político, ultrapassaram os limites do objeto de arte ao sugerir uma ação que interfere de modo tático nas esferas que veiculam a ideologia dominante231. Para Meireles, assim como os artistas argentinos participantes do manifesto “Un arte de los medios de comunicación” e o projeto Tucumán Arde, existia a necessidade de se criar um sistema descentralizado de troca e de compartilhamento de informações, não-mediado pelos canais de comunicação convencionais monitorados pelo regime.
A circulação de mercadorias introduzia a contra-informação, operava uma forma de “micro-mídia” para atingir um número indefinido de pessoas (o público sendo substituído pelo consumidor). Opiniões críticas sobre o imperialismo na América Latina e uma “receita” para se preparar um coquetel molotov foram gravadas em garrafas de coca-cola (Projeto Coca-Cola), assim como a denúncia dos crimes cometidos pela ditadura militar no Projeto Cédula. O artista espalhou em notas a pergunta “QUEM MATOU HERZOG?”, devolvendo-as em seguida para o seu sistema de circulação original e uso social. Ao invés de apenas deslocar o objeto para o espaço estético da galeria, Meireles criou um projeto midiático sem autoria, horizontal e não-controlado, aberto à participação de um maior número possível de pessoas que utilizam a mesma estratégia sempre que necessário. Situações, circuitos e a promessa de um “programa para a vida” são motivadores para a formação de novas comunidades e eventos participativos oferecidos pelas experiências artísticas propositivas.

CONTRA FILÉ
No evento Zona de Ação (2004) organizado pelo Sesc, cinco coletivos foram convidados para desenvolver projetos artísticos em lugares na cidade de São Paulo escolhendo uma zona para suas ações.
Quando o coletivo Contra Filé instalou o seu monumento no

Relacionados